Estilo

Hospede-se na história

Doze residências onde viveram personalidades como Napoleão III e a família Costaguti estão no portfólio da The Grand House, especializada no aluguel de casas de luxo para curta temporada

Crédito: Divulgação

Suíte do imperador: móveis, pinturas e tapeçaria do século 16 decoram o apartamento onde viveu o herdeiro de Napoleão Bonaparte (Crédito: Divulgação)

Há dois anos, enquanto voava da Itália para os Estados Unidos, o empresário Massimo Micangeli leu um artigo de jornal sobre as experiências de um casal que viveu durante 12 meses em Nova York alugando casas por meio de um aplicativo. “Aquele artigo me motivou a investigar o universo de aluguel de casa a curto prazo”, diz Massimo, fundador e CEO da The Grand House. “E percebemos uma carência no mercado: uma marca que, além da oportunidade de alugar imóveis exclusivos, oferecesse os serviços de um hotel de luxo.” Ele não apenas decidiu oferecer tais mimos, como algo ainda mais específico: o aluguel de residências históricas no centro de Roma. Consultando o catálogo da empresa é possível se hospedar em residências fora de série. Em uma delas viveu Napoleão III (1808-1873), sobrinho e herdeiro de Napoleão Bonaparte que se tornaria o primeiro presidente francês eleito pelo voto direto.

Desde março, doze propriedades localizadas em Roma estão de portas abertas para hóspedes que desejam acomodações de luxo em ambientes com muita história. “O processo de recrutamento das casas e o teste do padrão de qualidade que exigimos, não apenas sobre a localização em si, mas também sobre os parâmetros técnicos e estéticos, é complexo e não é nada rápido”, diz Massimo.

A residência onde viveu Napoleão III está localizada entre a Via del Clementino e Via dei Condotti e fica próxima a outros edifícios importantes da capital: o Palazzo Caetani Ruspoli e o Palazzo Borghese. Embora a residência tenha sido reformada com ares contemporâneos, a propriedade conta com mobiliário, pinturas a óleo e tapeçarias originais do século 16. O espírito renascentista também aguarda o hóspede no The Grand Palace, palácio com cinco quartos e cinco banheiros onde morou a família aristocrática Costaguti durante séculos. A residência conta com afrescos nos tetos dos quartos feitos por grandes mestres da pintura renascentista como Caravaggio, Cavalier d’Arpino e os irmãos Zuccari. Um museu privado para os que estão dispostos a desembolsar 1,2 mil euros por noite.

O The Grand Palace, palácio onde morou a família aristocrática Costaguti durante séculos, conta com afrescos nos tetos feitos por grandes mestres da pintura renascentista como Caravaggio, Cavalier d’Arpino e os irmãos Zuccari (Crédito:Divulgação)

No entanto, se a ideia é fazer uma imersão em um ambiente rodeado de arte contemporâneas, o espaço certo é o The Grand Art Gallery. A casa pertence a um colecionador de arte fica na Piazza dell’Orologio, ponto de encontro de artistas e onde estão trabalhos arquitetônicos de Francesco Borromi. O imóvel abriga obras dos contemporâneos Marina Abramovic, Zen Chen, Jonathan Monk e Alighiero Boetti.

Os planos do irmãos Massimo e Maurizio Micangeli, sócios no empreendimento, é chegar a um portfólio de 35 propriedades até 2020 com opções fora dos centros urbanos, com casas no campo e no mar. “Isso agradará alguns de nossos clientes que muitas vezes adorariam combinar uma estadia na cidade com alguns dias em destinos de férias maravilhosos que nosso país pode oferecer”, diz Massimo. Além de Roma,a empresa planeja abrir imóveis históricos em Milão e em Florença ainda no primeiro semestre de 2020.

MORDOMO DO BATMAN Inspirado no personagem ficitício Alfred Pennyworth, o mordomo particular de Batman, o The Grand House criou o “Ask Alfred” (Pergunte ao Alfred), um serviço de concierge para atender as solicitações dos hóspedes em tempo integral. O mordomo pode reservar mesa em um restaurante disputado, agendar um passeio privado ou atender qualquer outra solicitação. Entre as experiências oferecidas pelo The Grand House estão a oportunidade de sobrevoar de helicóptero a região de Orvieto e Arezzo e pousar em Bolgheri onde Gelasio Gaetani d’Aragona Lovatelli, um dos maiores especialistas em vinhos da Itália, estará esperando para um passeio pelas vinhas e adegas de Castello di Bolgheri e Argentiera acompanhada de uma degustação de vinhos.

Também é possível solicitar um almoço ou jantar preparado pessoalmente pela cozinheira Cristina Bowerman, eleita a chef feminina do ano em 2018. Ela se desloca até a propriedade e leva todos os ingredientes e utensílios necessários para a refeição. Apenas a lavagem dos pratos não está inclusa. O preço da hospedagem varia e pode passar de R$ 7 mil por dia.