Negócios

The Economist pede que chefe do FMI renuncie após escândalo de dados do Banco Mundial

Crédito: REUTERS/Mike Theiler

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, em Washington (Crédito: REUTERS/Mike Theiler)

WASHINGTON (Reuters) – A revista The Economist pediu nesta quinta-feira que a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, renuncie ao cargo depois que um escândalo de manipulação de dados relacionado à China enquanto ela estava no Banco Mundial veio a público, dizendo que isso minou a credibilidade do FMI.

A influente revista, com sede em Londres, disse em um editorial contundente que as conclusões de uma investigação externa –de que Georgieva pressionou sua equipe por mudanças nas classificações do ranking “Doing Business”, do Banco Mundial, em 2017, de forma a favorecer a China– comprometem a capacidade do FMI de agir como guardião de dados para as estatísticas macroeconômicas do mundo.

“Quem lidera o FMI deve mostrar neutralidade enquanto dois de seus maiores acionistas, Estados Unidos e China, se confrontam numa nova era de rivalidade geopolítica”, disse a The Economist, acrescentando que os críticos do multilateralismo já estão citando as descobertas como evidência de que os organismos internacionais não têm capacidade de enfrentar a China.

FMI apoia aperto monetário adotado pelo BC para combater inflação



“A próxima vez que o FMI tentar arbitrar uma disputa cambial, ou ajudar a reescalonar a dívida de um país que tomou emprestado da China, os críticos do fundo certamente citarão esta investigação para minar a credibilidade da instituição. É por isso que Georgieva, uma estimada servidora de várias instituições internacionais, deve renunciar”, disse o editorial.

(Por David Lawder e Andrea Shalal)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH8M0T1-BASEIMAGE

Veja também
+ Como podcasts podem ajudar na educação financeira do brasileiro
+ Mistério: mulher descobre que não é a mãe biológica de seus próprios filhos
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Veja quanto custa comer nos restaurantes dos jurados do MasterChef
+ Leilão de carros e motos tem desde Kombi a Nissan Frontier 0km