Por Joseph Ax

(Reuters) – Os Estados norte-americanos Texas, Flórida e Carolina do Norte estão entre os que irão ganhar novas vagas no Congresso dos Estados Unidos no ano que vem, anunciou a organização estatal responsável pelo censo do país nesta segunda-feira, ao publicar os dados populacionais que vão redistribuir proporcionalmente o número de membros na Câmara dos Deputados e de votos no Colégio Eleitoral entre Estados. 

A publicação dos dados, que englobaram a população inteira dos Estados Unidos em abril de 2020, estabelece o palco para uma batalha que pode reformular o poder político em Washington na próxima década. 

De acordo com a Constituição dos Estados Unidos, as 435 vagas na Câmara e os votos no Colégio Eleitoral que selecionam o presidente norte-americano a cada 4 anos são divididos entre os 50 Estados de acordo com o tamanho da população, com cada Estado recebendo pelo menos uma vaga de representação no Congresso.

As cadeiras são realocadas a cada 10 anos, de acordo com a contagem do Censo decenal.

O Texas irá receber mais duas vagas no Congresso, e outros cinco Estados – Flórida, Carolina do Norte, Colorado, Montana e Oregon – ganharão uma vaga a mais cada, afirmou o gabinete do Censo. 

Nova York, Califórnia, Illinois, Michigan, Ohio, Pensilvânia e Virgínia Ocidental irão perder uma vaga cada. 

As mudanças nas vagas direcionadas a Estados como Texas e Flórida, onde republicanos controlam as assembleias estaduais, podem ser suficientes para anular a estreita maioria dos democratas na Câmara. Os republicanos em ambos os Estados agiram de maneira agressiva em um processo no qual mapas demográficos são redesenhados para beneficiar um partido em detrimento do outro.

(Reportagem adicional de Jason Lange e Doina Chiacu)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH3P1DD-BASEIMAGE