Giro

Testes positivos de covid-19 em farmácias sobem mais de 100% em junho

Crédito: Myke Sena/MS

Em comparação com o mês de abril, alta é de 772% (Crédito: Myke Sena/MS)



A alta de novos casos de Covid-19 no Brasil durante o mês de junho fez com que os testes positivos nas farmácias aumentassem 105%, de acordo com levantamento feito pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) e divulgado pelo jornal O Globo. 

Foram registrados 278.890 novos casos, mais que o dobro dos 136.117 diagnósticos positivos no mês de maio. Os dados são de testes rápidos realizados até o dia 26 de junho em 4.504 unidades das 26 maiores redes de farmácias do país, reunidos pela associação. 

+Os jovens que abandonaram festas e estão mais caseiros após a quarentena

Os números de casos positivos detectados pelos testes rápidos são os maiores desde fevereiro, quando foram registrados 349.287 casos. No pico da variante ômicron, em janeiro, quase 1 milhão de casos foram detectados. 




O aumento vem acontecendo desde o mês de maio, quando foram registrados 326% mais de casos em comparação com abril. Comparado com os números de junho, o aumento chega a 772%. 

O levantamento também mostrou que 35% dos testes rápidos feitos em farmácia em junho foram positivos, taxa que se aproxima do mês de janeiro, quando atingiu 39%.