Economia

Testei positivo para Covid ou Influenza: empresa pode exigir trabalho em casa?

Crédito: Pixabay

A expectativa da maioria das empresas era retornar ao trabalho presencial, mas avanço da Covid e da Influenza atrapalharam planejamento (Crédito: Pixabay)



A expectativa da maioria das empresas era retornar ao trabalho presencial no início de 2022, depois de dois anos de pandemia. Porém, a nova onda de Covid-19, intensificada pela variante Ômicron, e um surto de influenza fez com que esses planos mudassem. Com isso, aparecem diversas dúvidas do que pode ser solicitado aos funcionários que testarem positivo para uma das doenças.

Os especialistas Ricardo Calcini, professor de Direito do Trabalho da FMU e Coordenador Trabalhista da Editora Mizuno, e Laurinda Ruth Varão, médica do trabalho na unidade do SESI em Sobral, no Ceará, explicaram algumas das principais dúvidas. Confira a seguir:

+ Centenas de voos são cancelados em meio a avanço de covid-19 e gripe

Como pedir afastamento do trabalho após ser diagnosticado?

O trabalhador deve apresentar imediatamente o resultado positivo ao setor de recursos humanos da empresa que, atendendo à prescrição médica, deverá afastá-lo de suas atividades laborativas de acordo com o prazo recomendado pelas autoridades sanitárias.




Qual a diferença entre isolamento e licença?

A licença é ato da empresa que, assim procedendo, não poderá efetuar o desconto no salário do trabalhador. Já o isolamento é o resultado da licença que é a causa.

Qual o período de quarentena em vigor hoje no país?

Isso é uma questão de ordem médica com prazo, geralmente, de 10 a 14 dias. No entanto, nesta segunda-feira (10), o Ministério da Saúde anunciou uma redução do período de quarentena para pessoas infectadas com a Covid-19. A partir de agora, o isolamento exigido é de no mínimo sete dias para pacientes imunocompetentes (com capacidade para produzir anticorpos), como os vacinados, que tenham apresentado sintomas leves ou moderados da doença.

A pasta, no entanto, garantiu aos pacientes a possibilidade de realizar teste no quinto dia de isolamento, caso não apresentem sintomas respiratórios, febre e não tenham feito uso de medicamentos antitérmicos por pelo menos 24h. Em caso de resultado negativo, os infectados estão liberados da quarentena, mas devem manter as medidas não farmacológicas contra o novo coronavírus, como o uso de máscaras e o distanciamento social.


Durante o período de isolamento, o funcionário pode trabalhar em home office?

Se ele estiver de licença, não. Mas, se estiver apenas em isolamento, sim, é permitido o home office.

A empresa pode pedir o retorno do funcionário durante a quarentena?

Do ponto de vista legal, não, sob pena de incorrer em falta grave, apta a justificar a rescisão indireta do contrato de trabalho.

Posso ser demitido logo após me recuperar da Covid-19?

O funcionário pode entrar com ação na Justiça se o desligamento ocorrer por causa do afastamento. Ele precisa comprovar que sua dispensa foi discriminatória e pedir indenização.

A Covid-19 dá direito ao auxílio-doença do INSS?

Sim, o trabalhador pode ter acesso ao benefício se a doença ultrapassar 15 dias. No caso do microempreendedor individual (MEI) o auxílio-doença deve ser concedido desde o primeiro dia de afastamento.

É necessário um teste negativo para voltar ao trabalho?

Em regra, não se faz necessário. Todavia, se este for o protocolo adotado pela empresa, é recomendado que seja feito o teste.

E nos casos de influenza?

Aos trabalhadores que apresentarem sintomas gripais, a orientação é que comuniquem imediatamente o seu empregador para que as medidas sejam tomadas, incluindo isolamento social. Em caso de falta de ar, a orientação inclui procurar atendimento médico em Unidade de Saúde. O trabalhador deve também ser orientado a declarar às demais pessoas que residem no mesmo domicílio, pois estas também necessitarão realizar quarentena. As outras orientações são as mesmas dos casos de Covid.






Tópicos

A Covid-19 dá direito ao auxílio-doença do INSS? A empresa pode pedir o retorno do funcionário durante a quarentena? Como prevenir COVID-19 no ambiente de trabalho? de acordo com o Ministerio da Saude? direitos trabalhistas 2021 direitos trabalhistas 2021 pdf direitos trabalhistas demissão direitos trabalhistas demissão 2021 direitos trabalhistas e previdenciários direitos trabalhistas empregada doméstica direitos trabalhistas na pandemia direitos trabalhistas quando surgiu Durante o período de isolamento É necessário um teste negativo para voltar ao trabalho? Estou com gripe posso ir trabalhar? Existem testes para detecção simultânea de H3N2 e Covid-19? gripe influenza influenza agente etiológico influenza prevenção influenza sazonal o que é influenza transmissão influenza vacina o funcionário pode trabalhar em home office? O que Flurona doença O que são os direitos trabalhistas de exemplos? para que é usado o teste rápido de COVID-19? pode trabalhar com covid Pode trabalhar com COVID-19? posso continuar trabalhando com covid posso ir trabalhar com covid Posso ser demitido logo após me recuperar da Covid-19? posso trabalhar com atestado de covid posso trabalhar com covid posso trabalhar com covid 19 posso trabalhar com sintomas de covid A internação é necessária para todo caso positivo para o teste do COVID-19? posso trabalhar com suspeita de covid posso trabalhar home office com covid Quais os direitos do trabalhador que não tem carteira assinada? Quais os direitos trabalhistas e previdenciários do trabalhador Segundo a CLT? Quais os sintomas do vírus da gripe? Quais são os direitos trabalhistas em 2021? Quais são os seus direitos trabalhistas? Qual a diferença da gripe H1N1 para influenza? Qual é a importância dos direitos trabalhistas? Qual o tempo de incubação da COVID-19? Quanto tempo dura a gripe comum? Quantos dias de isolamento para quem testar positivo para Covid-19 Quantos dias de quarentena Covid? Quantos dias depois de contato com alguém com Covid-19 devo fazer o teste? Que máscara uma pessoa que suspeita ter COVID-19 deve usar? Que tipo de enfermidade E a gripe? Que tipo de vírus e influenza? vacina h1n1 e influenza vacina influenza sazonal