O principal regulador federal de segurança automotiva dos Estados Unidos enviou duas cartas à Tesla na última semana levantando questões sobre os sistemas de software de assistência ao motorista da empresa e instruindo a montadora a fornecer informações mais completas.

O regulador, a National Highway Traffic Safety Administration, está investigando por que a Tesla não emitiu um recall no mês passado quando atualizou um software do Piloto Automático para melhorar sua capacidade de localizar veículos de emergência parados, como carros de polícia e caminhões de bombeiros.

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A agência também ordenou que a Tesla fornecesse dados sobre o software que a empresa chama de Full Self-Driving e expressou preocupação de que a Tesla possa estar impedindo os clientes de compartilhar informações de segurança com a agência. Os movimentos sugerem que a NHTSA está examinando mais de perto os recursos de assistência ao motorista da Tesla e a lacuna entre seus nomes e suas habilidades.

A preocupação com o piloto automático – um sistema de câmeras e outros sensores que podem dirigir, frear e acelerar com pouca intervenção do motorista – tem crescido porque a tecnologia às vezes falha em detectar objetos ou outros veículos. Apesar do nome, o Piloto Automático não permite a direção autônoma, e a agência disse que a tecnologia carece de salvaguardas para garantir que os motoristas permaneçam alertas e no controle.

O Full Self-Driving é um sistema mais avançado que a Tesla permitiu que um pequeno grupo de proprietários testasse em estradas públicas. Mas também não é capaz de pilotar um carro sem o envolvimento ativo de um motorista humano.

Em agosto, a NHTSA abriu uma investigação formal em 12 acidentes em que os carros da Tesla operando no modo de piloto automático falharam em detectar veículos de emergência parados que tinham suas luzes piscando em pouca luz. Um acidente matou um passageiro. Outros acidentes com o piloto automático foram responsáveis ​​por 10 mortes desde 2016, de acordo com dados compilados pela NHTSA.

A Tesla e seu executivo-chefe, Elon Musk, disseram que o Piloto Automático não tem falhas, insistindo que torna os carros muito mais seguros do que outros na estrada, e rejeitaram as críticas ao processo de design da empresa. Mas a NHTSA agora está questionando se os refinamentos de software da Tesla evitam o escrutínio regulatório.

Normalmente, as montadoras emitem recalls e os proprietários levam seus carros às concessionárias para reparos ou atualizações. Mas a Tesla pode modificar seus carros enviando atualizações de software pela Internet.

Essa carta foi enviada por Gregory Magno, o chefe da divisão de defeitos de veículos da NHTSA em seu escritório de investigação de defeitos, para Eddie Gates, diretor de qualidade de campo da Tesla.