Tesla sujeita mulheres a condições “aterrorizantes” de assédio sexual em fábrica, diz processo

Veículo da Tesla, em Cingapura (Crédito: REUTERS/Edgar Su)
Por Jonathan Stempel
(Reuters) – A Tesla sujeita trabalhadoras a condições “aterrorizantes” de assédio sexual desenfreado em sua fábrica principal, e os supervisores viram as costas quando as queixas são apresentadas, de acordo com um novo processo.
Jessica Barraza, 38, disse que suportou assobios e toques inadequados “quase diariamente” em seus três anos na fábrica em Fremont, na Califórnia, onde trabalha em turnos noturnos na área de produção.
+ Veículos da Tesla e SUVs elétricos recebem notas baixas da Consumer Reports
Barraza disse que a gota d’água veio em 28 de setembro, quando um homem se aproximou por trás dela e colocou a perna entre suas coxas quando ela chegou do intervalo para o almoço.
“Oh, que pena”, disse ele, rindo, depois que ela escapou, de acordo com a queixa em um tribunal estadual da Califórnia em Alameda County.
A vítima disse que o departamento de recursos humanos da Tesla não respondeu às queixas que ela registrou em setembro e outubro, e até desativou o endereço de e-mail da empresa pelo qual recebia reclamações.
A Tesla não respondeu imediatamente nesta sexta-feira aos pedidos de comentários.
Em 4 de outubro, um júri federal em San Francisco ordenou que a Tesla pagasse 136,9 milhões de dólares a Owen Diaz, um ex-operador de elevador negro que enfrentou assédio racial. Em 16 de novembro, a empresa reverteu a sentença, afirmando que “abomina e condena” todas as calúnias raciais e que, mesmo que devesse ter feito melhor para erradicar o racismo, o máximo que Diaz merecia eram 600.000 dólares.
Barraza está buscando indenizações compensatórias e punitivas por violações do California Fair Employment and Housing Act.
Ela também disse que, como muitos “empregadores de tecnologia”, a Tesla exige que muitos trabalhadores assinem acordos arbitrários, mantendo disputas no local de trabalho fora dos tribunais, mas que os termos “inescrupulosos” de seu acordo o tornam inviável.
Barraza disse que está de licença por recomendação médica, com diagnóstico de transtorno de estresse pós-traumático.
Veja também
- + Veja os 8 sintomas da Ômicron em pessoas vacinadas
- + Bruna Lombardi posta foto seminua e reflete sobre intimidade
- + 7 dicas para aumentar a restituição do seu Imposto de Renda
- + Jovem é internado na UTI após desenvolver condição pulmonar rara ao se masturbar
- + Novo RG: quanto tempo você tem para providenciar o documento
- + 10 carros com tração dianteira divertidos de guiar
- + Filha de Ana Maria Braga exibe vida simples no interior de SP
- + Chay Suede vira piada nas redes sociais com foto de ‘feijoada gourmet’
- + Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
- + Veja quais foram os carros mais roubados em SP
- + Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
Tópicos
ações amazon ações apple ações magalu ações spacex assédio sexual assedio sexual tesl assedio tesla bobina de tesla dono da tesla Elon Musk elon musk biografia elon musk criptomoeda elon musk dinheiro elon musk empresas elon musk fortuna elon musk instagram elon musk livro elon musk marte elon musk twitter Jeff Bezos musk nikola tesla porque as ações da tesla estão caindo Qual valor de um Tesla? Quanto custa ter um Tesla no Brasil? Quanto custa um Tesla 2021? Quanto custa um Tesla 3 no Brasil? Quanto custa um Tesla mais caro? Quanto custa um Tesla Plaid? Tesla tesla ações tesla ações brasil tesla ações nasdaq tesla brasil tesla carros tesla história tesla preço tesla preço brasil tesla stock tsla34 dividendos