Ex-presidente do conselho da Volkswagen, o engenheiro Ferdinand Piëch tentou comprar a Tesla em 2013, após ficar impressionado com o Modelo S da montadora que hoje é a mais valiosa do mundo e comandada por um dos homens mais ricos do mundo, Elon Musk.

A ideia de Ferdinand era comandar pessoalmente a divisão de carros elétricos da companhia, segundo o Manager Magazin. Ele teria apresentado um projeto de compra da Tesla ao ex-CEO da Volks, Martin Winterkorn e ao chefe de desenvolvimento da companhia, Ulrich Hackenberg, mas a ideia não avançou.

+ Elon Musk revela ter pensado em vender a Tesla para a Apple
+ Tesla pode crescer mais de 300% nos próximos anos, diz Loup Ventures
+ Volkswagen ID.6: sedã elétrico promete 700 km com uma carga

Entusiasmado com a possibilidade, Ferdinand chegou a efetivar um plano de aquisição e se reuniu com banqueiros em busca de investimentos que fizessem a intenção avançar, no entanto as negociações esfriaram.

Além disso, pesou a posição de Elon Musk em negar qualquer proposta de compra da Tesla por outros investidores. Na época, a montadora valia pouco mais de US$ 16 milhões e hoje está avaliada em US$ 590 bilhões.

Membro da família Porsche, Ferdinand foi o grande nome da Volks por duas décadas e contou com passagens que o projetaram na Audi. Ele assumiu a Volks em 1993 – quando provocou uma verdadeira revolução no modelo de gestão – e saiu da montadora em abril de 2015. O ex-presidente do conselho morreu no ano passado, aos 82 anos.