O Tesla Modelo 3 foi o carro de luxo mais vendido nos Estados Unidos no último ano. O principal modelo da montadora de carros elétricos, a custo de US$ 42.900, vendeu 126 mil unidades no país, informou a CNN. O número causou espanto nos analistas do mercado, já que, no total de veículos comercializados, apenas 1,2% foram elétricos.

O sucesso das vendas do Modelo 3 no ano passado é um desfecho positivo para uma história conturbada. O carro foi anunciado por Elon Musk em 2016, com preço inicial à época de US$ 35 mil. A novidade causou furor entre os consumidores e a Tesla recebeu mais de 100 mil reservas do modelo. Porém, em 2017, a euforia se transformou em frustração: do total, a empresa conseguiu entregar apenas 30 mil unidades.

Para os analistas, o desempenho do Modelo 3 em relação às tradicionais montadoras de luxo é a soma de diversos fatores. Primeiramente, marcas renomadas, como BMW e Mercedes-Benz, oferecem diversos modelos com preços semelhantes e acabam pulverizando as vendas. A falta de concorrência direta no segmento elétrico também beneficiou a montadora de Elon Musk.  A Tesla se estabeleceu como uma marca de luxo e, quem quiser um sedã de luxo totalmente elétrico nessa faixa de preço, o Modelo 3 é praticamente sua única opção.

O desafio agora é se manter no topo. Depois de anos sendo a única referência em carros elétricos, a Tesla deve ter de enfrentar nos próximos anos grande concorrência de marcas tradicionais que começam a entrar no segmento. A Porsche, por exemplo, já anunciou o modelo Tycan para o início de 2020.

A disputa não parece intimidar Musk. Em janeiro, ele twittou que os maiores desafiantes da Tesla não eram os modelos elétricos de outras montadoras, mas sim os tipos movidos à gasolina. A companhia também parece deicida a investir no mercado de luxo. Nesta semana, a Tesla anunciou o Modelo Y, um SUV que deve chegar ao mercado até o próximo ano.