A Tesla começou um recall voluntario para tratar de problemas com os seus Model 3 e Model Y que podem apresentar problemas com os cintos de segurança, o que os torna pouco seguros. Como uma das marcas mais avançadas no campo da tecnologia automotiva, a Tesla tem padrões de qualidade acima do que seria esperado. Isto faz com que monitore constantemente os seus carros e os produtos finais que as suas fábricas produzem.

Claro que quando são detectados problemas a marca recolhe os carros para resolver. Assim, tem agora em mãos um novo recall de carros associado a problemas de segurança com os Model 3 e Model Y, que pretende resolver de forma rápida.

+ Elon Musk adia lançamento do Tesla Model S Plaid para 10 de junho

A relação da Tesla com os problemas dos seus carros nem sempre foi das mais pacificas e mais práticas. A marca diversas vezes colocou em cheque a existência de problemas, evitando assim recolher e resolver estas falhas, que por vezes podem ser complicadas para os condutores.

Ao todo são mais de 7.000 carros elétricos que devem ser levados às oficinas da Tesla para que este problema seja avaliado. A marca vai analisar a qualidade de construção deste elemento e, caso se justifique, irá substituir as peças com problemas.

Os carros elegíveis para esta avaliação são de duas séries, Model 3 e Model Y produzidos entre 2018 e 2020 no caso do Model 3 e entre 2019 e 2021 no caso do Model Y. Existem problemas distintos para os carros, com falhas nos cintos traseiros e frontais.

Sendo focado no mercado dos EUA, este recall parece ter também casos na China, com apenas algumas centenas de casos. É também o segundo recall no espaço de algumas semanas, com outra situação associada a problemas com os sistemas de travamento dos seus carros.

Esta não é uma situação anormal no mercado automobilistico, mas no caso da Tesla têm sido certamente mais raras. Afeta apenas os 2 modelos mais vendidos e em crescimento, com o Model Y batendo claramente o muito conhecido Model 3.