Anunciado como a reinvenção dos cadarços e a grande revolução nos calçados, o tênis da Nike que se amarra sozinho se transformou em uma enorme frustração. Dias depois de chegar às lojas, na última semana, dezenas de pessoas relataram que o aplicativo que permite apertar ou afrouxar o modelo não estava mais funcionando.

Segundo os relatos, os problemas começaram após a atualização do sistema Android. Em uma crítica no App Store, Glenn Jeffries, escreveu: “A atualização de software teve um erro e agora meu sapato direito não vai carregar ou ligar!!!! Gastar US$ 350 em um par de sapatos e não tê-lo para trabalhar é embaraçoso.”

O Nike Adapt BB foi apresentado no ano passado como modelo revolucionário unindo a tecnologia e a prática esportiva, com custo de US$ 350. Os executivos da marca projetaram a transição de “footwear” (calçados) para “firmware” (sistema operacional). O tênis é controlado por um app específico responsável por “amarrar” o tênis e trocar as luzes de led na sola do calçado.

Ele também reúne informações sobre os hábitos, dados e desempenho de seus usuários. Tudo é enviado para um servidor da marca, que trata as informações para criar novos produtos e serviços para seus usuários. É como se todo o processo de criação de produtos fosse invertido, com a marca recebendo em tempo real as necessidades de seus consumidores.

Este foi o segundo revés da Nike em menos de uma semana. Na última quinta-feira (21), a empresa perdeu US$ 1,1 bilhão em valor de mercado depois que o tênis do jogador de basquete Zion Williamson rasgou durante uma partida pela liga universitária dos Estados Unidos. O atleta sofreu lesão no joelho e precisou ficar de fora do resto do jogo na última quarta (20) entre sua equipe, o Duke Blue Devils, e os rivais estaduais North Carolina Tar Heels.