A disputa está aberta. As inscrições para o prêmio do anuário AS MELHORES DA DINHEIRO 2017 foram prorrogadas até o dia 9 de junho. Esta é a chance para as empresas participarem do anuário que divulga o ranking das 1000 maiores companhias do País, elege a melhor de cada setor e a Empresa do Ano dentre as grandes organizações. A edição deste ano acontece num momento especial. A crise econômica pode estar ficando para trás, conforme indicam os dados mais recentes divulgados pelo IBGE, relativos ao primeiro trimestre de 2017 (leia reportagem aqui).

Último campeão: Roberto Setubal, do Itaú Unibanco, exibe o prêmio concedido no ano passado de Melhor Empresa do Ano
Último campeão: Roberto Setubal, do Itaú Unibanco, exibe o prêmio concedido no ano passado de Melhor Empresa do Ano (Crédito:Felipe Gabriel)

O mau desempenho da economia afetou todas as empresas de forma parecida. Isso torna mais acirrada a disputa, dentro de cada setor, para saber quem conseguiu enfrentar da melhor maneira o período difícil, em termos de estratégia, posicionamento de mercado e práticas de gestão. O prêmio AS MELHORES DA DINHEIRO se destaca, no mercado, por ir além de apenas uma avaliação financeira das empresas. Ele considera cinco aspectos: governança corporativa, recursos humanos, inovação e qualidade, responsabilidade social e meio ambiente, além da sustentabilidade financeira. Tudo isso conta no momento de eleger o maior destaque.

A Empresa do Ano em 2016 foi o Itaú Unibanco. O desempenho financeiro sólido, aliado às boas notas em Responsabilidade Social e em Governança Corporativa, garantiu o prêmio ao banco. Em 2015, o Itaú Unibanco lucrou R$ 23,4 bilhões, uma alta de 15,8% ante os R$ 20,2 bilhões obtidos em 2014. “Adotamos uma estratégia cautelosa”, disse Roberto Setubal, então presidente da instituição, para a DINHEIRO, justificando o desempenho que garantiu a distinção.

Na edição de 2015, a BRF foi a grande campeã. E, na lista de vencedores das 13 edições já realizadas, estão ainda outros grandes exemplos do sucesso corporativo brasileiro, como o Banco do Brasil, a Ambev, o Grupo Bradesco e a montadora Fiat. Para participar, é necessário acessar o site seguro www.asmelhoresdadinheiro.com.br e preencher o questionário. As informações compiladas pelo ranking AS MELHORES DA DINHEIRO são mantidas em sigilo e utilizadas apenas para a elaboração do anuário, que premia as grandes campeãs por meio de um sistema de pontuação. Sua empresa pode ser a próxima campeã.