Os consumidores que compraram um carro seminovo da Ford recentemente ficaram assustados com a decisão da companhia de deixar de produzir no Brasil. Agora, a montadora vai passar a ser apenas importadora de modelos premium. E os usados da marca devem ter grande desvalorização nos próximos meses.

“Todos os veículos sofrem desvalorização ao longo do tempo, uns mais e outros menos. A Ford deve sofrer um impacto maior pela sua decisão, mas, depois de um certo tempo, tudo volta a níveis normais”, avalia Flavio Padovan, ex-diretor de Operações da Ford no Brasil e sócio da MRD Consulting. 

Por isso, Padovan orienta que os consumidores não se precipitem na decisão de vender os seus veículos Ford. “A recomendação que eu faço é que os consumidores procurem a concessionária de sua preferência para se aconselhar com relação a manutenção e valor de mercado antes dessa decisão.”

Como a projeção é de normalização depois de um período inicial de incerteza, o especialista não descarta como uma boa oportunidade de negócio, ainda, comprar os carros da Ford.

+ 99 torna nacional função em que motoristas mulheres têm corridas apenas com passageiras

Assistência técnica

Uma das principais preocupações dos consumidores é sobre a manutenção dos veículos. Padovam acredita que a Ford tem um planejamento de suporte aos clientes e que a continuidade no fornecimento de peças no curto e médio prazos não sofrerá grande impacto.

“É importante lembrar que a Ford não está abandonando os negócios aqui no Brasil. Ela decidiu parar a produção, mas continuará importando e vendendo veículos produzidos em outros países”, ressalta o especialista.

Para o sócio da MRD Consulting, a reposição de peças também não deve sofrer alterações, já que elas continuarão a ser vendidas pela própria Ford, fabricantes e distribuidores do mercado.

“Quanto aos reparos, eu também não creio que sofrerá aumento de custos. Tanto dentro da rede autorizada quanto fora dela”, finaliza.

Comprar um Ford

Por outro lado, quem vai começar a caçada por um veículo novo, talvez seja o momento de olhar para um modelo da Ford, tendo em vista a expectativa de preços menor nos usados nos próximos meses.

Matías Fernández Barrio, CEO da Karvi, plataforma de venda de carros novos e usados explicou ao site da IstoÉ Dinheiro que agora é um bom mês para quem quer comprar um carro, porque já passou o Ano Novo, Carnaval, férias, as mudanças já ocorreram, tem mais disponibilidade e o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) já foi pago pelo menos uma boa parte dos proprietários de veículos.

Barrio orientou ainda que antes de fechar com o vendedor, seja ele pessoa física ou empresa, é importante levar um mecânico de confiança para ajudar a evitar surpresas com o estado do veículo.

Além disso, é importante ficar de olho na documentação do veículo. Se tem multa, impostos ou alguma pendência nos documentos do veículo. Essas informações estão disponíveis no site do Detran.