O construtor francês Ludovic Lazareth é considerado um dos mais inventivos e inovadores da indústrial mundial de veículos. Das suas oficinas, já saíram criações surpreendentes e até polêmicas, como um quadriciclo com motor de Ferrari e uma scooter de três rodas. A mais recente delas é a extravagante LM 410, uma moto de quatro rodas. Sim. Tem quatro rodas, mas é motocicleta. Projetada pelos designers da Lazareth Motorcycles, essa máquina é equipada com motor tetracilíndrico de 1 mil cilindradas, da superesportiva Yamaha R1. Lazareth já declarou que escolheu esse motor com o objetivo de reduzir o peso da máquina, proporcionando, assim, melhor desempenho. As rodas são acopladas a um sofisticado sistema hidráulico, que faz com que as quadro se mantenham no asfalto, mesmo em curvas fechadas e grandes inclinações.

Como qualquer moto, ela se inclina nas curvas, mas de uma maneria única e jamais vista numa bike: as quatro rodas se mantêm perpendiculares ao solo, enquanto o chassi se movimenta. É, de fato, uma obra de arte da engenharia industrial. Como faz em todos os seus veículos, a montadora produz a moto de forma totalmente artesanal. Grande parte da estrutura é de alumínio e os acessórios foram importados da Itália, da premiada grife Rizoma. Isso explica a decisão de Lazareth de fabricar apenas dez unidades da LM 410, o que não combina em nada com sua declaração de que a ideia é que a moto seja “acessível ao maior número possível de pessoas”. É claro que, assim que as dez motos forem vendidas, ele produzirá outras. Mas o preço deve ser um pequeno empecilho para que a máquina se torne tão popular assim. A LM 410 está sendo vendida por 100 mil euros, o que dá uns R$ 540 mil.

(Nota publicada na edição 1163 da Revista Dinheiro)