Giro

Telescópio Espacial James Webb está pronto para observar o universo

Crédito: Reprodução/NASA

Webb será capaz de espiar dentro das atmosferas de exoplanetas e observar algumas das primeiras galáxias criadas depois que o universo começou (Crédito: Reprodução/NASA)



O enorme espelho do observatório espacial, capaz de perscrutar os confins mais distantes do espaço, agora está completamente alinhado, de acordo com a equipe Webb da NASA .

Aclamado como o principal observatório espacial do mundo, o Webb completou com sucesso uma série de etapas nos últimos meses que foram cruciais para alinhar seus 18 segmentos de espelhos dourados.

+ Supertelescópio irá procurar de sinais de vida extraterrestre em galáxias distantes

O espelho é tão grande que teve que ser dobrado para caber dentro do foguete para seu lançamento em 25 de dezembro. Depois de atingir uma órbita a um 1,6 bilhão de quilômetros da Terra em janeiro, Webb iniciou o cuidadoso processo de desdobramento e alinhamento de seu espelho.




Webb será capaz de espiar dentro das atmosferas de exoplanetas e observar algumas das primeiras galáxias criadas depois que o universo começou, observando-as através da luz infravermelha, que é invisível ao olho humano.

As primeiras imagens de alta resolução que Webb coleta do cosmos não são esperadas até o final de junho, já que os instrumentos do observatório ainda precisam ser calibrados. Mas os resultados dos testes divulgados pela NASA na quinta-feira mostram as imagens claras e bem focadas que os quatro instrumentos do observatório são capazes de capturar. Juntas, essas imagens compartilham todo o campo de visão do telescópio. Os espelhos do Webb estão direcionando a luz focalizada do espaço para cada instrumento e esses instrumentos estão capturando imagens.

Para o teste, Webb observou uma pequena galáxia satélite vizinha chamada Grande Nuvem de Magalhães. O denso campo de centenas de milhares de estrelas da galáxia pode ser visto nas imagens de teste.


“Estas imagens de teste notáveis ​​de um telescópio alinhado com sucesso demonstram o que as pessoas em todos os países e continentes podem alcançar quando há uma visão científica ousada para explorar o universo”, disse Lee Feinberg, gerente de elementos do telescópio óptico Webb no Goddard Space Flight Center da NASA.

A equipe do telescópio espera que o observatório possa até exceder os objetivos que pretendia alcançar, porque já está com um desempenho melhor do que o esperado.

“Essas imagens mudaram profundamente a maneira como vejo o universo”, disse Scott Acton, cientista de sensores e controles de frente de onda Webb da Ball Aerospace, em um comunicado. “Estamos cercados por uma sinfonia da criação; há galáxias em todos os lugares! Espero que todos no mundo possam vê-las.”

Uma imagem anterior compartilhada em março também mostrou que Webb pode usar os segmentos individuais de seu espelho como um espelho gigante de 6,5 metros e capturar a luz de uma única estrela.

Nos próximos meses, a equipe garantirá que todos os instrumentos científicos estejam calibrados.

Cada instrumento tem vários detectores especializados com equipamentos personalizados para ajudar a atingir os objetivos científicos da Webb, e todos os instrumentos precisam ser configurados antes de serem declarados prontos.

E neste verão, veremos os primeiros vislumbres de Webb que podem desvendar os mistérios do universo.






Tópicos

agência espacial americana aniversário ariane 5 artemis 1 Artemis 3 atmosfera Centro Espacial Kennedy da Nasa Como é a superfície de Marte Como é Marte Como é o clima em Marte? Como é o solo em marte Como são feitas as imagens do Hubble? Como ver imagens do espaço ao vivo? Como ver imagens do telescópio Hubble? Corrida Espacial de onde vem os ovnis Disco voador Edifício de Montagem de Veículos espaço esppaço estação espacial EUA Existe vida em outro planeta? exploração espacial foto de marte foto de planeta fotografia galáxias HUBBLE James Web por que é importante? James Webb James Webb o que é? James Webb quanto custou? James Webb significado do nome levar humanos à Lua luzes Marte marte características marte curiosidades marte deus marte temperatura missão tripulada Nasa Nasa nasa ao vivo O que a NASA criou? O que é preciso para entrar na Nasa? O que é um telescópio espacial? O que o telescópio Hubble descobriu? O que quer dizer NASA? o que se sabe sobre marte o que tem em marte? O que tem na superfície de Marte? O que tem no solo de Marte? Onde está o telescópio Hubble? Onde está o telescópio Kepler? ovni planeta planeta vermelho Por que Marte tem estações do ano? programa lunar Artemis Quais foram as descobertas feitas por Edwin Hubble? Quais foram as principais descobertas concebidas através do telescópio Hubble? Quais foram as principais descobertas do telescópio Hubble? Quais são as dimensões do telescópio Hubble? Quais são as particularidades de Marte? Qual a distância máxima que um telescópio pode ver? Qual é a galaxia que o telescópio Hubble continua explorando? Qual é o nome do tipo de foguete que colocou o telescópio espacial em órbita? Qual é o objetivo da NASA? qual pais mais avista ovni qual tamanho de um disco voador Sistema de Lançamento Espacial sistema solar solo de Marte tecnologia telescópio telescópio espacial telescopio hubble Tem algum satélite em Marte? Universidade do Arizona viagem tripulada a Marte volta da humanidade à Lua