Giro

Telescópio da China pode detectar sinais extraterrestre

Crédito: Reprodução/Divulgação

Em meio às montanhas da China, o maior radiotelescópio do mundo, com abertura de 500 metros é conhecido como o "olho da China no céu". (Crédito: Reprodução/Divulgação)

Em meio às montanhas do sul da China, um gigantesco disco metálico aponta para o céu. É o maior e mais potente radiotelescópio do mundo. O Radiotelescópio Esférico com Abertura de 500 Metros (FAST, na sigla em inglês), como é chamado oficialmente, é conhecido como o “olho da China no céu”.



A estrutura bateu o recorde mundial de maior radiotelescópio de base única do mundo. O telescópio está totalmente operacional e aberto para pesquisadores de todo o mundo. Com isso, os astrônomos vão poder explorar lugares nunca vistos no universo e, potencialmente, descobrir sinais de vida extraterreste. Ele desbancou o radiotelescópio Arecibo, em Porto Rico, apontado até então como o maior da categoria, com 305 metros de diâmetro.

+ Alienígenas poderiam usar as estrelas para se comunicarem, diz cientista

O FAST começou a ser concebido nos anos 1990. Em 2016, foram realizados seus primeiros testes operacionais e, em um anúncio recente da agência oficial de notícias Xinhua, o governo informou que agora está em pleno funcionamento e disponível para os astrônomos de todo o mundo.

Os criadores esperam que os sinais captados pelo radiotelescópio sirvam para revelar mistérios relacionados à origem e à evolução do Universo. Um dos aspectos que mais animam os cientistas é a capacidade do FAST de detectar “rajadas rápidas de rádio” (FRB, na sigla em inglês), eventos de energia intensa que duram apenas milissegundos.



O FAST é cerca de 2,5 vezes mais sensível que qualquer outro radiotelescópio do planeta. Espera-se que ele tenha quatro vezes o alcance do segundo maior telescópio do tipo. O equipamento custou US$ 171 milhões e está localizado na depressão de Dawodang, na província de Guizhou, no sudoeste da China.


Veja também
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Vídeo: Motorista deixa carro Tesla no piloto automático e dorme em rodovia de SP
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Lago Superior: a melhor onda de água doce do mundo?