Já em dezembro, os usuários do aplicativo Telegram podiam se reunir em bate-papos de voz para conversas ao vivo. Mas essa função inicialmente só foi possível para um número limitado de participantes. Mas agora o serviço de mensagens expandiu seu programa, conforme anunciado em seu blog – e aparentemente quer competir com o aplicativo de conversa Clubhouse.

O chat por voz 2.0 não possui mais limites de participantes, e o Telegram chega a indicar que uma conversa ao vivo pode ter até milhões de ouvintes em tempo real. Além disso, o recurso está sendo estendido para que os administradores de canais também possam hospedar bate-papos de voz. Essa função que antes estava limitada a grupos e perfis pessoais, é acessada pelos três pontos que ficam à direita, no alto da tela da área principal de um canal. Basta clicar neste menu e selecionar “Iniciar Chat de Voz”.

+ Telegram aceita migração do bate-papo do WhatsApp

Quanto a recursos, a atualização desta ferramenta estilo Clubhouse no Telegram traz a possibilidade de gravação de chats, permitindo que os administradores publiquem o conteúdo gravado nos grupos ou canais. Desta forma, os membros que perderam a sessão ao vivo podem acompanhar em outro momento o que rolou. Esses bate-papos estarão disponíveis em uma área de mensagens salvas.

Um outro recurso novo permite que os participantes de um chat por voz “levantem a mão”, pedindo permissão para falar. Essa funcionalidade deve ajudar na organização das conversas. Os administradores verão uma nova animação de um bonequinho erguendo a mão sempre que alguém usar essa função. Ao clicar na animação, um administrador de grupo ou canal terá a opção de permitir que o participante fale, de abrir o chat ou de remover o participante.

Nesta atualização, o administrador pode criar links de convite que abrem o chat de voz diretamente. Inclusive é possível criar link específico para somente ouvintes ou para quem poderá falar durante o chat. Para organizar e auxiliar na orientação dos participantes, o administrador também tem a opção de adicionar títulos aos bate-papos. Assim, os membros de um grupo ou canal terão ciência de um tema que está sendo tratado em um chat antes de entrarem na conversa.

A atualização do novo chat a la Clubhouse do Telegram também permite que um usuário escolha entre sua conta pessoal ou conta de canal antes de entrar em uma conversa. Para os usuários Android, ao deslizar a tela para a esquerda, abre um menu de ações como arquivar chat, fixar, silenciar, apagar ou marcar como lido. Já no iOS, todas essas ações estão sempre disponíveis, independente do lado para qual a pessoa desliza a tela.