Tecnologia

Telefonica vai migrar sistemas para nuvem em acordo com Oracle

Telefonica vai migrar sistemas para nuvem em acordo com Oracle

Logotipo da Telefonica em Madri.

Por Clara-Laeila Laudette

MADRI (Reuters) – A espanhola Telefonica assinou acordo de longo prazo com a provedora de serviços em nuvem Oracle para migrar a maioria de seus sistemas de banco de dados para a nuvem, informaram as empresas nesta segunda-feira, em preparação para o uso do 5G e da “Internet das Coisas”.

A operadora de telecomunicações, que já usa sistemas de dados da Oracle, vai transferi-los para uma plataforma toda em nuvem que oferece suporte às suas operações internas e comerciais, incluindo serviços de inteligência de negócios e produtos de faturamento, receita e gerenciamento de clientes.

A nova plataforma será operada pela Oracle em “data centers” próprios da Telefonica para manter os custos baixos, garantir a segurança e cumprir com as leis europeias de dados, disse o comunicado conjunto.



“Precisamos consolidar e simplificar nossa infraestrutura tecnológica … para construir uma plataforma em nuvem robusta e escalonável em nossos próprios data centers … para satisfazer as necessidades de mudança de nosso negócio”, disse o diretor de tecnologia e transformação de TI da Telefonica, Fidel Jesus Fernandez.

A operadora – espremida nos últimos anos por um mercado espanhol competitivo, cada vez mais barato e com custos elevados ao reformular sua infraestrutura física e digital – aposta na aceleração da digitalização em meio à pandemia.

A computação em nuvem cresceu conforme as empresas em todo o mundo buscam migrar seus sistemas, um benefício para provedores como Amazon, IBM e Microsoft – mas também atraindo o controle para potenciais riscos regulatórios e de segurança cibernética que envolvem as operações totalmente baseadas em nuvem.

(Por Clara-Laeila Laudette)

((Tradução Redação São Paulo, 55 11 5047 2838))

REUTERS PVB AAP

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH8Q0L9-BASEIMAGE

Veja também
+ Até 2019, havia mais gente nas prisões do que na bolsa de valores do Brasil
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Veja quanto custa comer nos restaurantes dos jurados do MasterChef
+ Leilão de carros e motos tem desde Kombi a Nissan Frontier 0km