A Telefônica Brasil, dona da marca Vivo, pretende levar a fibra ótica pela tecnologia FTTH (cujas redes chegam até o ponto de conexão dos clientes) para mais 20 cidades em 2018, totalizando 109 municípios cobertos até o fim deste ano. “O nosso motor de crescimento futuro é a banda larga de alta velocidade”, ressaltou o vice-presidente executivo, Christian Gebara, durante entrevista coletiva a jornalistas, no dia em que a companhia divulgou resultados do primeiro trimestre de 2018.

No segmento de serviços fixos, o destaque da Telefônica Brasil foi o avanço de 15,7% na receita de banda larga, para R$ 1,231 bilhão, na comparação entre o primeiro trimestre de 2018 ante o mesmo período de 2017.

Essa alta foi puxada pelo faturamento com ultra banda larga, que representou aproximadamente 64,4% desta receita no período e cresceu 22,5% no comparativo anual, refletindo os esforços da companhia em aumentar a base de clientes e migrar usuários para velocidades mais altas.

Gebara mencionou também que a companhia está trabalhando na expansão da TV por assinatura via tecnologia IPTV (método de transmissão de sinais televisivos via internet).

Atualmente, há 65 municípios com a oferta de IPTV. Segundo Gebara, o plano é atingir 89 até o fim do primeiro semestre e 109 até o fim do ano, acompanhando a expansão do FTTH. “Em toda a cidade onde teremos FTTH também teremos o IPTV. Isso significa que vamos crescer muito a receita nesse serviço”, estimou.

Gebara disse ainda que o crescimento de 0,6% no faturamento de serviços corporativos, para R$ 588,5 milhões, mostra “uma mudança de tendência” para esse setor, que foi bastante afetado durante o período de crise econômica nacional. No trimestre, o avanço do faturamento no setor foi impulsionado, principalmente, pela maior adoção de serviços de nuvem e tecnologia da informação.