Geral

Tecnologia converte água do mar em água potável em apenas meia hora

Crédito: Pexels

O filtro requer apenas luz solar direta para purificar a água (Crédito: Pexels)

Uma pesquisa criou uma tecnologia que pode converter grandes volumes de água do mar em água potável em menos de 30 minutos. Utilizando energia solar, a ferramenta visa completar o processo de dessalinização de forma mais eficiente do que as práticas atuais.

O filtro requer apenas luz solar direta para purificar a água. Durante o processo, o dispositivo, batizado de PSP-MIL-53, atrai e retém moléculas dos sais da água. Em seguida, é colocado sob a luz do sol para regenerar o sal, por quatro minutos, e já pode, novamente, retornar à água para mais uma vez reter mais moléculas de sal.

+ Conta de água sobe 3,4% em cidades com atendimento da Sabesp
+ SP prorroga por um mês isenção das contas de água para baixa renda

O líder do projeto, professor Huanting Wang da Universidade Monash, na Austrália, disse à BBC Mundo que o objetivo é beneficiar as comunidades mais remotas. Os pesquisadores conseguiram atingir um sólido dissolvido total (TDS) de menos de 500 mg/L. O recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de menos de 600 (mg/L).

Com o processo, foi possível filtrar partículas nocivas da água e gerar 139,5 litros de água limpa por dia. O professor Wang defende a dessalinização como uma opção viável para a falta de água no mundo. Ele acredita que, com o tratamento correto, água do mar e água salobra podem ser integradas aos sistemas de abastecimento.

Questionado sobre o custo desse novo aparelho, o professor disse que ainda há um longo caminho a percorrer para torná-lo acessível à população. Ele afirmou à BBC que o custo de produção deve diminuir quando o produto for fabricado em larga escala.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago