O carvão é um dos principais vilões do aquecimento global. Apesar disso, o mineral continua sendo um dos combustíveis mais usados do planeta, inclusive no Brasil. Como seu uso não deverá ser abandonado no curto prazo, diversas empresas vêm estudando formas de torná-lo menos poluente. Quem saiu na frente, ao que parece, foi a americana OriginOil, do setor de biotecnologia. A companhia desenvolveu um sistema que permite sequestrar o dióxido de carbono (CO2) diretamente nas usinas termelétricas movidas a carvão. O processo é feito por microalgas que se alimentam de carbono. Ao lado, alguns indicativos da importância desse tipo de estudo:

22.jpg

 

 

 

Hospedagem

 

Hotel tubular

 

A construção civil é uma das maiores consumidoras de materiais do planeta. Por conta disso, tudo que é feito para reduzir o uso de insumos é bem-vindo. No México, essa tendência está ganhando forma no setor hoteleiro. Um bom exemplo é o TuboHotel (foto), localizado próximo à capital Cidade do México, cujos quartos foram montados dentro de manilhas de concreto. Apesar da aparência rústica, as acomodações contam com mimos como cama king size e ar-condicionado. A diária custa US$ 43.

 

23.jpg

 

 

 

Reciclagem

 

Óculos feitos de cabelo

 

Na natureza nada se cria, nada se  perde,  tudo se transforma, já dizia o bom e velho Lavoisier (1743-1794).  Uma prova disso foi dada pelo estúdio de design Swine, de Londres, ao desenvolver uma tecnologia que permite produzir armações de óculos a partir do cabelo humano. Os fios são misturados a uma biorresina e se convertem em uma fibra maleável e na cor dos fios utilizados. E mais: após o descarte, o Hair Glasses (foto) é biodegradável.

 

24.jpg

 

 

 

Energia

 

Fontes alternativas em alta 

 

Os investimentos nas chamadas energias renováveis continuam em alta. No ano passado, eles cresceram 32% em relação a 2009, atingindo US$ 211 bilhões. O Brasil lidera a lista na América Latina e desponta como um dos destaques no estudo feito pela ONU:

 

25.jpg

 

 

 

Limpeza

 

Simples, mas eficiente

 

A inglesa Vax decidiu bancar um projeto que une arte, reciclagem e baixo preço. Trata-se do aspirador de pó feito de papelão e outros componentes descartáveis. O Ev Vax (foto) foi criado pelo universitário britânico Jake Tyler e a expectativa é de que ele seja vendido por um décimo do preço cobrado pelos aspiradores de pó convencionais. Uma das vantagens é que a “casca” do aparelho pode ser personalizada.

 

26.jpg

 

 

 

Empresas do Bem

 

Empreendedorismo 

 

Aprendizes da COMGÁS

 

Esta é para os adolescentes jovens paulistas de baixa renda que têm perfil empreendedor. A Comgás, comandada por Luis Domenech, pretende apoiar empreendedores sociais que tocam projetos que beneficiam suas comunidades. Além de recursos financeiros, os selecionados contarão com assistência técnica. 

 

27.jpg

 

 

Educação

 

Consumo consciente

 

Estudantes do ensino fundamental de Santo André e de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, terão a chance de aprender um pouco mais sobre sustentabilidade. O principal instrumento dessa iniciativa da Rhodia, presidida por Marcos De Marchi, é o livro Os Heróis e o Consumo Consciente. A obra será distribuída nas escolas da rede pública destas cidades. Entre os temas abordados constam: reciclagem e alimentação saudável.

 

28.jpg