Os táxis na capital tailandesa, Bangkok, estão usando monitores digitais para mostrar que seus motoristas foram vacinados contra o Covid-19. O serviço de táxi privado Smart Taxi instalou painéis de LED no teto de seus veículos que exibem as palavras ‘vacina’, ‘Covid’ e ‘táxi’ em vários idiomas.

+ Moderna pede autorização de vacina anticovid para adolescentes na Europa e Canadá

A empresa de táxis possui atualmente 5 mil veículos que usam um aplicativo de carona que permite aos passageiros pagar online, reduzindo o contato físico com os motoristas. O diretor-gerente Phiset Tinnakorn Na Ayutthaya disse que o bloqueio reduziu as receitas de táxi na Tailândia em mais de 70%, pois as pessoas estavam com medo de viajar.

Segundo Ayutthaya, uma política do governo incentivou os motoristas de táxi a se vacinarem. O que a empresa fez foi informar aos motoristas que o sistema poderia mostrar que eles estão vacinados. A luz do teto normalmente mostra apenas se o táxi está ocupado, mas nossos motoristas podem apresentar um documento oficial para provar que receberam duas doses de vacina”, completou.

Ao escanear a identidade de um motorista vacinado, o sistema de táxi acionará o display digital para mostrar a informação de que ele foi vacinado. Segundo ele, a ideia deixa as pessoas mais tranquilas e aumenta a renda dele, além de ser uma forma de iniciar um diálogo no carro.

A Tailândia vacinou cerca de 2,7 milhões de pessoas contra a Covid-19 com a primeira dose.