A taxa de desocupação no Brasil subiu 0,7 ponto percentual para 13,1% em julho, na comparação com o mês anterior. A informação foi publicada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Covid19).

Segundo o levantamento, este percentual de pessoas desempregadas em relação ao total de pessoas em idade de trabalhar representava 12,3 milhões indivíduos em julho.

+ IBGE/Pnad Covid: Taxa de desocupação fica em 13,1% na semana de 5 a 11 de julho
+ Para IBGE, queda na desocupação em julho reflete falta de busca por trabalho 

O número, segundo a PNAD Covid19, é 3,7% superior ao total registrado no mês imediatamente anterior. Portanto, na relação entre junho e julho, houve uma expansão de 438 mil pessoas desempregadas.

“O Centro-Oeste foi a única região a apresentar queda da população desocupada (-3,8%), enquanto Norte (5,4%) e Sudeste (5,3%) apresentaram as maiores variações”, destacou, em nota, o IBGE.

Considerando a taxa de desocupação por regiões, a maioria todas as grandes regiões tiveram percentuais maiores, exceto na Região Centro-Oeste (12,2%). O Nordeste apresentou 14%, seguido por Sudeste (13,7%), Norte (13,1%) e Sul (10,3%).