O comportamento contemporâneo está dando impulso a um mercado antes relegado aos subterrâneos da economia: os estúdios de tatuagem, como se diz na gíria dos tatuadores, estão bombando.

No Brasil, há 22.568 estúdios de tatuagem e colocação de piercing, sendo 21.093 estabelecimentos sob o formato de microempreendedor individual (MEI), 1.384 no modelo microempresa (ME) e 91 empresas de pequeno porte (EPP).

Os dados são do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e fazem parte da DataSebrae, a partir da Secretaria Especial da Receita Federal (22/08/21).

Por onde começar?

+ Tatuador brasileiro modifica corpo para parecer diabo: “O que me atrai é o sinistro”
+ Câmara aprova proibição de tatuagem em cães e gatos com fins estético

Para ser um tatuador – além de, claro, gostar de tatuagens – é necessário ter aptidão para desenho. Mas hoje o mercado tem muitas opções de materiais e cresceu durante os últimos anos. É o que explica o tatuador da Studio 011, localizado no Shopping Praça da Moça em Diadema (SP), Thiago De Paula Souza, vulgo Yakuza.

“Hoje em dia tem muito workshop online para iniciantes e até de graça no YouTube”.

Divulgação/Evolução Body Art

Mercado Profissional

Os preços dos materiais podem variar bastante, dependendo das marcas e qualidade dos produtos, como afirma Eder Marques, proprietário do estúdio Evolução Body Art, localizado em Jundiaí (SP).

“Como os produtos são descartáveis e na maioria deles são importados, o custo é um pouco alto e varia bastante. Um kit básico de tatuagem custa, em média, de R$ 2 mil a R$ 10 mil”.

Biossegurança

Segundo Marques, um tatuador, como profissional, precisa dominar o uso de sombra, proporção, harmonia, colorimetria, além de entender sobre biossegurança, para fazer um atendimento sem contaminar o ambiente e o cliente.

Não há um curso obrigatório para ser tatuador, mas é necessário atender as exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Marques recomenda que haja um instrutor para o tatuador iniciante.

Um profissional começa ganhando de R$ 2 mil a R$ 4 mil. Com mais experiência (e sessões) ele pode ganhar de R$ 3 mil a R$ 10 mil mensais, dizem os especialistas consultados.

Estrutura

Os investimentos para o negócio pode variar de acordo com o tamanho do espaço escolhido para as instalações, localização, e também com as possibilidades financeiras do empreendedor.

Segundo o Sebrae, a estrutura básica de um estúdio de tatuagem é dividida em: mobiliário e equipamento para o estúdio e mobiliário e equipamento para a área administrativa.

Equipamentos:

-Máquina de tatuagem, papel transferidor, agulhas de tatuagem, tinta, luvas estéreis, recipientes de risco biológico, equipamentos de esterilização, cadeiras estilo dentista ou maca, cadeira para o tatuador, espelhos, balcão ou mesa e cadeiras ou sofás.

Como abrir um estabelecimento?

O empreendimento necessita de um alvará de funcionamento e atender as medidas da Anvisa.

Algumas das regras para obtenção da autorização sanitária incluem:

-O piso deve ser revestido de material liso, impermeável e lavável;

-Deve possuir um espaço com pia com água corrente e bancada;

-Utilizar apenas materiais aprovados pela Anvisa, como agulhas e tintas, por exemplo;

-Esterilizar biqueiras usando autoclave ou usar biqueiras descartáveis. Abrir material descartável na frente do cliente e realizar o descarte após o procedimento;

-Também é importante ressaltar que os alvarás devem se manter sempre atualizados e regularizados para que o seu negócio não seja fechado de uma hora para outra ou que tenha que arcar com custos de multas.

Tattoo na pandemia

Assim como em outros estabelecimentos, os estúdios se adaptaram diante da pandemia de Covid-19. Mas não houve tantas mudanças na rotina, uma vez que os materiais são higienizados e muitos deles são descartados para evitar contaminação, além do uso de EPIs, como máscaras e luvas.

“Eu já estava acostumado a trabalhar usando máscara. Agora, o cliente e eu usamos. Tudo é higienizado e coberto com plástico filme”, afirma Yakuza.

Como conquistar o cliente?

Hoje, o portfólio dos estúdios e tatuadores está nas redes. Instagram, WhatsApp e TikTok foram as mídias mais abordadas pelos entrevistados para atrair a clientela.

“O cliente anda muito isolado hoje em dia, então tirar as dúvidas sobre como você trabalha e prestar total assistência para ele são uma forma de se diferenciar no mercado. Outra coisa é trazer um estilo e um conceito diferentes (às tatuagens). Algo a mais do que apenas um desenho”, diz Marques.