Giro

Conta de luz: saiba se você pode ter desconto com a Tarifa social

Crédito: Agência Brasil

Tarifa social ficará mais fácil de ser acessada para quem tem direito a partir de janeiro de 2022 (Crédito: Agência Brasil)

A Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), benefício oferecido pelo governo federal, passará a atender mais famílias em 2022. A tarifa pode ser pedida por famílias de baixa renda inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) ou no programa do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Com o TSEE, o consumidor tem direito a descontos que podem chegar a 65% na conta de luz.

+ Sanepar prorroga cobrança de água e esgoto para clientes da Tarifa Socialtem 



Atualmente, 12,2 milhões de famílias são beneficiadas com a Tarifa Social, solicitado pelos clientes à concessionária de energia, no entanto, a partir de janeiro de 2022, a inclusão passará a ser automática para quem já está no Cadastro Único ou recebe o BPC. Ou seja, os consumidores não precisarão procurar as distribuidoras para requerer o desconto na conta de luz.

Segundo o governo, entre as justificativas para que o cadastro no benefício seja automático a partir do ano que vem estão que os beneficiários não estariam sendo informados de forma adequada sobre seu direito ou não estariam sendo capazes de apresentar toda a documentação exigida para a comprovação.

Quem tem direito à Tarifa Social de Energia Elétrica

  • Famílias inscritas no Cadastro Único com renda familiar per capita menor ou igual a meio salário mínimo (R$ 550);
  • Idosos com 65 anos ou mais, ou pessoas com deficiência, que recebam o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC);
  • Famílias inscritas no Cadastro Único com renda mensal de até 3 salários mínimos (R$ 3.300), que tenham no domicílio portador de doença ou deficiência (física, motora, auditiva, visual, intelectual e múltipla) cujo tratamento, procedimento médico ou terapêutico exija o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica.

Para saber a renda per capita, é preciso somar todos os rendimentos recebidos pela família e depois dividir o valor total pelo número de integrantes para chegar ao valor final.

+ Confira 10 receitas para reaproveitar ou turbinar o arroz do dia a dia


Como solicitar

Para ter direito à tarifa social, um dos integrantes da família deve comparecer à distribuidora de energia elétrica que atende à sua residência e apresentar as seguintes informações e documentos:

  • Nome, CPF e carteira de identidade ou outro documento de identificação oficial com foto, e o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI), no caso de indígenas;
  • Código da unidade consumidora a ser beneficiada;
  • Número de identificação social (NIS) e/ou o Código Familiar no Cadastro Único, ou o Número do Benefício (NB) no caso de recebimento do Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  • Apresentar o relatório e atestado subscrito por profissional médico, somente nos casos de famílias com uso continuado de aparelhos.

Cada beneficiário tem direito ao desconto em apenas uma residência (própria ou alugada) e deverá informar à distribuidora de energia elétrica quando deixar o local.


Após receber o pedido e a documentação do consumidor, a distribuidora efetua consulta ao Cadastro Único ou ao Benefício da Prestação Continuada para verificar as informações prestadas. Os dados devem estar de acordo com o que consta no cadastro desses benefícios.

Percentual de desconto

  • Consumo mensal até 30kWh – 65% de desconto;
  • Consumo mensal de 31 kWh a 100 kWh – 40% de desconto;
  • Consumo mensal de 101 kWh a 220 kWh – 10% de desconto;
  • Consumo Superior a 220 kWh – 0%

 



Tópicos

2 via conta de luz cpfl 2 via conta de luz edp 2 via conta de luz enel abastecimento elétrico Aneel ar-condicionado aumento bandeira vermelha bandeira vermelha 2 bandeira vermelha patamar 2 Bento Albuquerque Chuveiro elétrico Como cadastrar a conta de luz em baixa renda? Como cadastrar o NIS para tarifa social? Como calcular a conta de luz Enel? Como é gerada a energia do nosso país? Como é gerada energia? como economizar a luz? Como economizar energia Como faz eletricidade? Como faz energia elétrica? Como funciona a conta de energia? Como puxar conta de luz pelo CPF? Como se cadastrar na Tarifa Social de Energia Elétrica? Como tirar 2 via da conta de luz? Como tirar 2 via de conta de luz? consultar conta de luz pelo cpf conta conta de luz conta de luz aumentou conta de luz muito alta conta de luz online Conta de luz vai aumentar créditos futuros crise de água crise elétrica crise hídrica Economia de energia Enel Enel Brasil energia Energia elétrica falta de água Fonte de energia Geladeora hidrelétrica Horário de pico ICMS Luz Matriz energética Ministério de Minas e Energia ministro da Economia Paulo Guedes ministro de Minas e Energia O que é energia elétrica exemplo? O que é preciso para gerar energia elétrica? O que é uma crise hídrica? O que mais gasta energia? por que a conta de luz tá tão cara? pra quanto vai a selic? Projeção Quais são as causas para essa crise hídrica atual? Quais são os tipos de energia elétrica? Quanto vai aumentar a conta de luz? Quanto vai aumentar a luz? Quem tem direito a tarifa social de energia elétrica? quem tem direito à tarifa social? reajuste conta de luz rge conta de luz segunda via conta de luz segunda via da conta de luz segunda via de conta de luz atrasada seu bolso SIN Sistema Interligado Nacional tarifa social Tipos de energia