Desde que foi criada, ainda no século 19, a Tag Heuer ganhou celebridade e prestígio ao se associar com atletas do mundo inteiro. A marca suíça, primeira a patentear um aparelho capaz de medir centésimos de segundo, tornou-se obrigatória no circuito esportivo. Na década de 70, voltou a fazer história, fechando uma parceria de marketing inédita com a escuderia Ferrari. Tudo isso parecia ter ficado no passado. A partir de então bastava administrar a fama. Mas, desde o final de 1999, quando passou para as mãos do grupo de luxo francês LVMH, a idéia é retomar a tradição do sobrenome Heuer. Este ano, a grife lançou novos produtos esportivos: duas linhas de óculos de sol que já estão no mercado. ?E outras novidades chegam em 2003?, avisa Jack Heuer, herdeiro e bisneto do fundador em entrevista exclusiva à DINHEIRO. Para demonstrar seu comprometimento com o mundo esportivo, a grife contará ainda com as tacadas certeiras de Tiger Woods. O melhor golfista de todos os tempos é o mais novo garoto-propaganda da marca. Com tantas novidades, as vendas da empresa continuam em alta, apesar da recessão do mercado relojoeiro. ?Estreamos no varejo com 11 lojas próprias e nos consolidamos como a quarta maior fabricante de relógios suíça?, comemora o discreto Jack Heuer, que raramente fala com a imprensa. De sua casa, em Berne, Suíça, ele discorreu sobre a mudança de perfil da empresa.

DINHEIRO ? A tradição da Tag Heuer é a linha de relógios masculinos. Por que diversificar a linha de produtos?
HEUER ? Em 1998, lançamos uma série mais elegante de relógios femininos, com um design menos esportivo. Hoje, ela já representa 10% de nossas vendas. Agora, vamos aproveitar essa experiência em outros produtos.

 

Qual a sua participação na empresa hoje?
Estou aposentado, mas o grupo LVMH me nomeou porta-voz da família. Devido à minha experiência, participo da criação e desenvolvimento das peças. Faço a ponte entre a tradição, o clássico, e a renovação.


Como a companhia criou essa relação estreita com o mundo dos esportes?
Desde 1860, temos produtos famosos pela precisão. Em 1916, meu avô criou e patenteou o primeiro relógio capaz de medir centésimos de segundo. Rapidamente, ele se tornou obrigatório em todos os esportes. Na década de 70, fechamos uma parceria com a escuderia Ferrari que nos colocou definitivamente no circuito da Fórmula1.

Qual é o perfil do consumidor brasileiro de Tag Heuer?
Pelas vendas da série comemorativa Ayrton Senna, há muitos fãs de Fórmula 1 no Brasil. São pessoas de alta classe, com um estilo chique e esportivo.

A Fórmula 1 também é uma paixão da família?
Raramente assisto às corridas ao vivo. Durante o verão, eu arrisco algumas tacadas de golfe. Mas meu esporte predileto é esquiar. Pratico quase todos os dias no inverno.