O apresentador Tadeu Schmidt voltou a ser um dos temas mais comentados nas redes sociais, graças ao seu discurso durante o programa do último domingo (10) do Big Brother Brasil e que marcou a saída de Linn da Quebrada.

Travesti, Linn teve que lidar ao longo de sua participação no reality show com o uso do pronome incorreto e termo pejorativo dirigido a ela pelos outros participantes.

+ Elon Musk não vai integrar o conselho de administração do Twitter

Em mais de uma ocasião, Eslovênia (participante já eliminada) se dirigiu a artista com pronome e artigo masculinos, o que gerou uma conversa entre as duas onde Linn explicou que foi esse o motivo que a levou a tatuar “ELA” em sua testa.

Ela teve também explicar a Rodrigo Mussi, ex-BBB que sofreu um acidente de carro em São Paulo semanas depois de deixar o programa, que o termo “traveco” é pejorativo.

E todos esses pontos foram lembrados por Schmidt ao anunciar a 12ª eliminação do BBB 22. Diferente dos outros programas, o apresentador falou rapidamente de Eliezer e Gustavo, os outros participantes que podiam ser votados pelo público para deixar o programa, e focou seu discurso em Linn.

“Para completar, a Lina. Ela, que adora brincar com as palavras e suas sonoridades, tanto que tem o nome artístico Linn da Quebrada. Que pode ser lido também como ‘linda quebrada’ ou, ainda, como ‘linda que brada’, do verbo bradar, dizer em voz alta, gritar, proclamar, exigir. E o que brada a Lina? Brada por respeito”, declarou.

“Por sua causa, o Brasil inteiro sabe: não tem mais desculpa para errar o pronome. É ela. Por sua causa, Lina, não tem mais desculpa para errar o artigo. É a travesti. E é travesti e não alguma palavra pejorativa. Quem é capaz de medir o quanto esses erros mexeram com as pessoas aqui fora, o quanto definiram trajetórias aí dentro?”.

“Não foi só o Junior que você matou, Lina, você matou também um bocado de preconceitos. E para conseguir isso, Linn não teve que bradar. Ela apenas aceitou se expor, inteira, por inteiro, inteiramente. Não sei se vocês perceberam, mas hoje foi diferente. Hoje não teve suspense. Hoje era dia de dizer o que precisava ser dito. Quem sai hoje é você, Lina”, completou o apresentador que pela primeira vez comanda o reality.

Linn da Quebrada foi eliminada com 77,6% dos votos. Confira o vídeo com o discurso de Tadeu Schmidt e a sua repercussão: