As plataformas de publicidade digital Taboola e Outbrain anunciaram um acordo de fusão nesta quinta-feira (3). A companhia resultante dessa união irá se chamar apenas Taboola e será comandada pelo executivo Adam Singolda, que é o fundador da Taboola.

Segundo Fernando Tassinari, diretor regional da Taboola para América Latina, o acordo chega para criar uma empresa maior e ainda mais robusta no mercado da publicidade digital para enfrentar gigantes do setor, como Facebook, Google e Amazon. “As duas são concorrentes no mercado há mais de 10 anos. Como os fundadores das duas empresas são israelenses, sempre houve conversas entre as partes, nutrindo relação amistosas entre as companhias”, explica Tassinari. “A decisão de realizar a fusão veio para oferecer produtos mais fortes para nossos anunciantes e publishers”, afirma.

Com o fusão, a  Taboola agora conta com um total de 2 mil funcionários distribuídos em 23 escritórios pelo mundo, responsáveis pelo atendimento a mais de 20 mil clientes, com grande foco na cooperação com jornalistas. O acordo prevê que o acionistas da Outbrain terão direito a 30% da nova empresa, além de US$ 250 milhões. Yaron Galai e Ori Lahav, fundadores da Outbrain, farão parte do conselho administrativo da companhia.

Com operação maior, o objetivo da fusão entre Taboola e Outbrain é refinar seus produtos para o mercado jornalístico. “O fim das duas empresas sempre foi a cooperação com o jornalismo”, diz Tassinari.