Syrah day: saiba mais sobre a uva que se adaptou tão bem às diferentes regiões brasileiras

Nome também de uma cidade persa, a uva Syrah (ou Shiraz) tem sua origem cercada de lendas. No Brasil, ela produz alguns dos tintos de maior pontuação e reconhecidos no exterior (Crédito: Epamig)
A primeira dúvida começa no nome da uva: é Syrah ou Shiraz? Ambas estão corretas, embora a segunda grafia seja mais comum em países de língua inglesa, especialmente na Austrália, que se notabilizou como grande produtor de vinhos a partir dessa variedade. Já a origem da casta é motivo de muita controvérsia. Há, de fato, uma antiga cidade no Irã chamada Shiraz, que data do império persa, e que ainda hoje é formada por belos jardins, palácios e até vinhedos.
+ Astrologia na taça: entenda o vinho que mais combina com o seu signo
Uma das lendas mais conhecidas sobre como essa uva se fixou na região francesa do Vale do Rhône antes de ganhar o mundo dá conta de que ela teria sido levada da Pérsia por um cavaleiro templário. Outra suposição é que seu nome seja uma referência à cidade de Siracusa, na Sicília. Mais curiosa ainda é a crença de que foi da uva Syrah o vinho bebido por Jesus Cristo na Santa Ceia. Tudo isso se combinou para formar a mística em torno da variedade vinífera cuja data é celebrada no dia 16 de fevereiro – pretexto para ótimas promoções de importadoras, com descontos que chegam a 25%, como é o caso da seleção de rótulos da World Wine até o dia 18.
O que pouca gente sabe é que a Syrah, hoje a sexta uva vinífera mais cultivada em todo o mundo, nasceu de uma combinação de duas uvas. Pelo menos foi isso que mostrou um exame de DNA feito em conjunto pela Universidade da Califórnia (UC Davis) e o Instituto de Pesquisas Agronômicas de Montpellier, na França. Os “pais” da Syrah seriam a tinta Dureza e a branca Mondeuse Blanche. O cruzamento teria dado à uva resultante tanto suas características de aroma e sabor quanto de adaptação a diferentes terroirs, tanto os de clima frio quanto mais quentes.

E é justamente essa facilidade de adaptação que tem feito da Syrah uma das uvas preferidas dos produtores brasileiros dedicados a levar a vitivinicultura para novas regiões. É o caso da Serra da Mantiqueira, na divisa do Sul de Minas Gerias com o estado de São Paulo, onde a Syrah se tornou a variedade tinta favorita dos adeptos da dupla poda, técnica que permite colher as uvas no inverno, quando as condições climáticas favorecem a maturação. Alguns rótulos da região receberam prêmios importantes no Brasil e no exterior. Merecem destaque o Guarpari Syrah Vista do Chá 2012, que obteve Medalha de Ouro e 95 pontos no Decanter World Wine Awards, um dos mais prestigiados do mundo, e o Casa Verrone Gran Speciale Syrah 2018, que obteve 93 pontos na avaliação do crítico Marcelo Copello.
A Syrah também é a estrela entre as tintas no Vale do São Francisco. É lá, na divida da Bahia com Pernambuco, que a vinícola Miolo produz o Reserva Syrah, cuja safra 2019 recebeu a Medalha de Prata no 14º Syrah du Monde, realizado no Château d’Ampuis, na França. Ele foi o único Syrah brasileiro premiado na edição de 2020 do concurso. Mas nem por isso pode-se dizer que se trata do melhor Syrah do Vale do São Francisco. A uva e a região foram escolhidas pela Miolo para produzir o ícone Testardi – vinho do qual tenho orgulho de ser embaixador.
Intenso, de aromas envolventes e que surpreende pela complexidade, o Testardi é um vinho que desafia a mente de quem o prova. Em 2018, ele entrou para o seleto grupo dos 7 Lendários da Miolo. A safra 202o ainda não está disponível. Até que ela chegue ao mercado, vale procurar por uma garrafa de 2018, à venda em lojas especializadas por preços que partem de R$ 175,00. Vai muito bem com carnes vermelhas assadas ao ponto e com pratos típicos do Sertão Nordestino.
Veja também
Tópicos
Bordeaux chile vinhos Casa verrone como se produzia vinho na antiguidade? Guarpari história do carmenére irã Len´darios marcelo Copello Miolo o que é bouquet vinhos qual o melhor vinho do mundo? qual o vinho mais antigo do mundo? qual o vinho mais caro? Serra da Mantiqueira Shiraz Sicília Syrah day Syrah du Monde uvas nacionais países Vale do São Francisco vinho ânfora vinho chile ranking vinho chile uva nacional vinho cuba prensagem vinho é mais antigo que cerveja? vinho iraque vinho mesopotâmia vinho oriente médio vinhos América Latina vinhos aspectos sensoriais vinhos Califórnia vinhos características vinhos chile vinhos chile melhores rótulos vinhos chile ranking vinhos chile robert parker vinhos chilenos quem importa? Vinhos chile importadoras vinhos como degustar vinhos crescimento demanda vinhos degustações 2021 vinhos em oferta vinhos estados unidos vinhos lançamentos 2022 vinhos mercado brasil 2021 vinhos natal vinhos oregon vinhos palato vinhos per capita brasil vinhos per capita mundo vinhos ranking vinhos washington