A indústria automotiva prevê mais enxugamento de produção no segundo semestre, por conta da pandemia de Covid-19. Mesmo assim, diversos lançamentos de carros estão agendados para o segundo semestre de 2021, apesar da escassez global de semicondutores (chips) que também afeta o Brasil. Confira:

Fiat

Perto de comemorar 45 anos do lançamento de seu primeiro veículo no Brasil, o Fiat 147, a Fiat confirmou o lançamento de seu segundo SUV (veículo utilitário esportivo, na sigla em inglês) até o final deste ano. Segundo o site Auto Segredos, será um SUV cupê feito na mesma plataforma do Pulse.

+ Startup de carros elétricos Rimac compra montadora francesa Bugatti

+ GM amplia estúdio de design na China para focar em carros elétricos e inteligentes

Já a Fiat Strada, um dos carros mais vendidos do Brasil, deve apresentar uma nova opção, mais barata e robusta, com câmbio automático CVT e motor 1.3 flex.

De acordo com o site AutoPapo, o primeiro carro elétrico da montadora italiana, o Fiat 500, será importado da Itália e lançado em agosto no Brasil com baterias de 42 kWh, motor elétrico que produz 118 cv e autonomia urbana de 400 km.

Hyundai

O SUV Hyundai Creta estreia sua nova geração com novo visual, interior revisto e motor 1.0 turbo flex com injeção direta.

Renault
A empresa francesa, que vai investir RS$ 1,1 bilhão em seu Complexo Ayrton Senna, no Paraná, deve atualizar seus produtos nacionais até a metade de 2022. A SUV Captur será repaginada e relançando ainda neste mês de julho com um propulsor 1.3 turbo flex.

O Kwid, um dos carros mais baratos do Brasil, também deve ser remodelado e ganhar um motor diferente do 1.0 flex utilizado no Sandero.

Citroën
O sucessor do Citroën C3 nacional é parte da estratégia da montadora francesa para focar em mercados emergentes. Desenvolvido na Índia, pode-se esperar um crossover de pequenas dimensões e de custo competitivo.

Honda

Já disponível em outros países, a Honda vai lançar o inédito Honda City hatch, um sedã que será produzido em Itirapina (SP) e tem previsão de chegar ao mercado nacional em novembro. O veículo deve ganhar um motor 1.5 aspirado flex, com potência de 130 cv – a crise de chips pode postergar o lançamento do carro.

Chevrolet
A Chevrolet S10, segundo rumores do site GM Authority, é planejada para ter uma versão esportiva. A Z71 será concorrente da Ford Ranger, Nissan Frontier e da futura Toyota Hilux GR-Sport.