Giro

Supertelescópio irá procurar de sinais de vida extraterrestre em galáxias distantes

Crédito: Reprodução/Divulgação

O sistema vai sondar galáxias distantes à procura de sinais de rádio extraterrestres e tentar encontrar sinais de vida em outros planetas. (Crédito: Reprodução/Divulgação)



O Reino Unido está construindo um observatório de grandes proporções, conhecido como SKAO (Square Kilometer Array Observatory), que faz parte de um conjunto de telescópios que têm o objetivo de estudar o início do universo. O Reino Unido está encarregado de construir o ‘cérebro’ do SKAO, composto por 197 pratos e cerca de 130 mil antenas e que será colocado na África do Sul e Austrália.

Além de estudar o universo, o sistema vai também sondar galáxias distantes à procura de sinais de rádio extraterrestres e tentar encontrar sinais de vida em outros planetas. O cérebro do sistema é composto por software e hardware superpoderosos, desenhado para trabalhar em rede e controlar aquele que será o maior telescópio de rádio que foi construído. É considerado um dos maiores projetos científicos do século XXI, que se irá juntar a uma série de outros telescópios da próxima geração a serem concluídos durante esta década, incluindo o telescópio espacial James Webb e o E-ELT (European Extremely Large Telescope).

+ James Webb: primeira imagem do telescópio mostra estrela perfeita

Segundo é explicado à BBC News, o SKAO vai gerar cerca de 600 petabytes (600 milhões de gigabytes) de dados por ano, a serem distribuídos pelos astrônomos em todo o mundo. “Será um problema de escala, um problema de processamento e um problema de transferência de dados”, salienta o Dr. Chris Pearson, o líder do projeto. O novo observatório vai procurar respostas a perguntas como quais foram as primeiras estrelas a brilhar no universo; ou o que é a “energia negra” do cosmos. E claro, procurar saber se estamos sozinhos no universo.




A organização internacional responsável pelo SKAO recebeu luz verde no ano passado para construir o observatório, uma empreitada que deverá demorar uma década a concluir. O maior contribuinte do projeto é o Governo do Reino Unido, suportando 15% do total dos custos de construção (15 milhões de libras) e as suas operações iniciais desde 2021 até 2030. Este orçamento servirá para suportar o envolvimento das universidades de Oxford, Cambridge e Manchester, assim como alguns laboratórios de investigação.

O software que está a ser produzido vai ajudar a orientar o telescópio, dizendo-lhe para onde olhar no céu, fazer diagnósticos de problemas e traduzir os sinais captados em dados utilizáveis para investigação. Se o sistema fosse composto por um prato ou antena, o trabalho seria linear, mas o objetivo é trabalhar de forma sincronizada com milhares de componentes do observatório.

Os cientistas vão começar a testar o sistema numa escala pequena, com quatro pratos de rádio na África do Sul e seis estações na Austrália, compostos por 256 antenas. A partir daí vai ser escalado, esperando-se que o primeiro protótipo do cérebro esteja pronto a funcionar em 204.







Tópicos

agência espacial americana aniversário ariane 5 artemis 1 Artemis 3 atmosfera Centro Espacial Kennedy da Nasa Como é a superfície de Marte Como é Marte Como é o clima em Marte? Como é o solo em marte Como são feitas as imagens do Hubble? Como ver imagens do espaço ao vivo? Como ver imagens do telescópio Hubble? Corrida Espacial de onde vem os ovnis Disco voador Edifício de Montagem de Veículos espaço esppaço estação espacial EUA Existe vida em outro planeta? exploração espacial foto de marte foto de planeta fotografia galáxias HUBBLE James Web por que é importante? James Webb James Webb o que é? James Webb quanto custou? James Webb significado do nome levar humanos à Lua luzes Marte marte características marte curiosidades marte deus marte temperatura missão tripulada Nasa Nasa nasa ao vivo O que a NASA criou? O que é preciso para entrar na Nasa? O que é um telescópio espacial? O que o telescópio Hubble descobriu? O que quer dizer NASA? o que se sabe sobre marte o que tem em marte? O que tem na superfície de Marte? O que tem no solo de Marte? Onde está o telescópio Hubble? Onde está o telescópio Kepler? ovni planeta planeta vermelho Por que Marte tem estações do ano? programa lunar Artemis Quais foram as descobertas feitas por Edwin Hubble? Quais foram as principais descobertas concebidas através do telescópio Hubble? Quais foram as principais descobertas do telescópio Hubble? Quais são as dimensões do telescópio Hubble? Quais são as particularidades de Marte? Qual a distância máxima que um telescópio pode ver? Qual é a galaxia que o telescópio Hubble continua explorando? Qual é o nome do tipo de foguete que colocou o telescópio espacial em órbita? Qual é o objetivo da NASA? qual pais mais avista ovni qual tamanho de um disco voador Sistema de Lançamento Espacial sistema solar solo de Marte tecnologia telescópio telescópio espacial telescopio hubble Tem algum satélite em Marte? Universidade do Arizona viagem tripulada a Marte volta da humanidade à Lua