Na noite desta terça-feira (14), a Lua estará maior e mais brilhante. Por ser a primeira Lua Cheia de junho, ela é chamada de Superlua de Morango.

O evento acontece quando a fase de Lua Cheia coincide com o seu perigeu, ou seja, quando a Lua atinge seu ponto mais próximo da Terra durante sua órbita.

“Tudo é questão de uma coincidência de ciclos”, disse Roberto Dell’Aglio Dias da Costa, professor do departamento de astronomia da Universidade de São Paulo (USP), ao portal National Geografic Brasil.

“O nome está ligado à agricultura do Hemisfério Norte, atribuída à época do ano em que povos antigos que viviam onde hoje são os Estados Unidos e o Canadá viam os morangos florescerem”, afirma a astrofísica Beatriz Garcia, pesquisadora do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas da Argentina (Conicet).

Centro de operações da FAB viabiliza o transporte de órgãos no Brasil

Garcia alerta os observadores que a Superlua não terá cor diferente. “Pelo nome, algumas pessoas podem acreditar que a Lua aparecerá rosa ou algo do tipo. Mas não é verdade. O que muda é o tamanho e o brilho aparente da Lua no céu, a cor será a mesma de sempre”, disse a astrofísica.

Para observar a Superlua desta terça, basta olhar para o céu depois de o pôr-do-sol. O fenômeno poderá ser observado durante toda a noite e madrugada para 15 de junho. O ponto mais bonito será logo depois dela nascer porque estará grande e próxima do horizonte, segundo Garcia.