Cientistas encontraram um superfungo mortal nas ilhas Andaman (arquipélago pertencente à Índia) que, segundo eles, poderia levar à próxima pandemia. Trata-se de Candida auris – que no Brasil foi notificado pela Anvisa em dezembro de 2020. O novo estudo foi divulgado pelo site Live Science e publicado na revista científica mBio.

Ainda segundo a reportagem, o superfungo, que apareceu misteriosamente no arquipélago, é considerado resistente a muitos antifúngicos e, por esta razão, altamente perigoso. Ele pode causar infecções graves na corrente sanguínea, principalmente em pacientes que precisam de cateteres, tubos de alimentação ou tubos de respiração.

+ Empresa vai pagar R$ 13 mil para usuário ficar longe das telas por 24 horas

A Candida auris foi descoberta pela primeira vez em 2009 em um paciente no Japão e se espalhou rapidamente pelo mundo, aparecendo em três continentes diferentes ao mesmo tempo.

A hipótese é de que o aumento das temperaturas devido à mudança climática pode ter estimulado a Candida auris a se adaptar a temperaturas mais altas na natureza e, assim, permitir que o fungo saltasse para os humanos.

Uma equipe liderada pela Dr. Anuradha Chowdhary, da Universidade de Deli, estudou 48 amostras de solo e água coletadas em oito locais naturais ao redor das ilhas Andaman. As superbactérias foram encontradas em um pântano, raramente visitado por pessoas, e em uma praia com mais atividade humana.