Meituan Dianping. Este será seu próximo app. Ou superapp, como são chamados os aplicativos que reúnem de dezenas a milhares de produtos e serviços e uma sólida base de entregadores – o delivery é o DNA dos superapps. No caso do Meituan há 600.000 motoqueiros cadastrados. A empresa, eleita a Mais Inovadora do Mundo na edição 2019 da Fast Company, oferece resenhas de restaurantes, reserva em hotel, aluguel de casas ou ingressos de cinema, e a lista de serviços só cresce. A China está na ponta desse novo hábito que começa a se desenhar global. No país, três superapps já passaram do meio bilhão de usuários ativos mensais: WeChat (1 bilhão), Alipay (607 milhões) e QQ (600 milhões). No Alipay, do Alibaba, há mais de 200.000 soluções disponíveis e 70% de seu público usa pelo menos três ferramentas financeiras. Com superapps o usuário dispensa WhatsApp, Google, Facebook e cartões de pagamento. Isso explica muito do sucesso em regiões com acesso restrito a crédito e serviços financeiros, como China, Índia e América Latina (onde o Rappi amplia seu perfil superapp).

(Nota publicada na Edição 1127 da Revista Dinheiro)