Agronegócio

Suínos: coronavírus traz mais incerteza e volatilidade ao mercado, diz Rabobank

São Paulo, 3 – A peste suína africana deve continuar apertando a oferta de suínos na Ásia, mas agora o coronavírus pode afetar também a demanda, diz o Rabobank. Segundo o banco, a epidemia de coronavírus traz mais incerteza e volatilidade ao mercado.

O Rabobank observa que a produção de carne suína na China deve cair entre 15% e 20% neste ano, e que a demanda deve se recuperar no segundo trimestre. “A doença (coronavírus) deve estar em grande parte sob controle no primeiro trimestre”, diz o banco. “Como resultado, esperamos impactos de curto prazo sobre o consumo, a distribuição, a produção e o comércio, com uma forte recuperação no segundo trimestre.”

+ Número de infectados por novo coronavírus na China ultrapassa 80 mil
+ Coronavírus: Coreia do Sul tem 4.812 infectados e 600 novos casos

O Rabobank diz também que a peste suína africana vai continuar influenciando os mercados globais de proteína animal em 2020. Embora o número de casos esteja diminuindo na China, a doença continua se espalhando em outras partes da Ásia e em alguns países da Europa e isso pode afetar a produção, o comércio e o consumo neste ano.

Além do coronavírus, diz o banco, o acordo comercial entre Estados Unidos e China e a gestão dos preços domésticos no país asiático devem influenciar o comércio global, e em particular as importações chinesas, durante o primeiro semestre. A combinação dessas incertezas vai criar complicações no curto prazo, mas o Rabobank acredita que a China vai manter ou aumentar as importações de todos os tipos de proteína animal em 2020. (Com informações da Dow Jones Newswires).

Veja também

+ Receita abre consulta a segundo lote de restituição de IR, o maior da história
+ Homem encontra chave de fenda em pacote de macarrão
+ Baleias dão show de saltos em ilhabela, veja fotos!
+ 9 alimentos que incham a barriga e você não fazia ideia
+ Modelo brasileira promete ficar nua se o Chelsea for campeão da Champions League
+ Cuide bem do seu motor, cuidando do óleo do motor
+ 12 dicas de como fazer jejum intermitente com segurança