Gestão e Carreiras

Suécia busca estudantes brasileiros e oferece 900 bolsas de estudo

No total são 28 instituições que oferecem 800 programas de estudos e 900 bolsas de estudo para estrangeiros

Suécia busca estudantes brasileiros e oferece 900 bolsas de estudo

Suécia e Brasil são países com tradição em cooperação científica e tecnológica, e entre os intercâmbios entre países estão ofertas de bolsas de estudo e cursos para suecos e brasileiros. No último mês de novembro aconteceu em São Paulo a Feira de Carreiras Suécia-Brasil, com diversas palestras e plataformas de parcerias entre os dois países. Há também uma vasta gama de possibilidades de estudo no país.

No total são 28 instituições que oferecem 800 programas de estudos e 900 bolsas de estudo para estrangeiros. O foco delas são nas áreas de nanotecnologia, tecnologia da informação e outras ligadas a inovação. A vantagem para brasileiros é que as oportunidades não requerem fluência em sueco, uma vez que as aulas são em inglês. Há oportunidades de bolsa tanto para graduação quanto para mestrado. Já os programas tem foco em mestrado, com duração variada.

Passo a passo para as bolsas de estudo

  1. O primeiro passo é acessar o site Study in Sweden. Lá é possível ver todos as informações do cursos, assim como tirar dúvidas de como é morar na Suécia.
  2. Escolhido o curso e a instituição, acesse e se inscreva no site University Admissions. La é possível aplicar para a bolsa (as instituições não fazem anúncio delas), em até quatro universidades diferentes. A solicitação é feita pelo aluno, e a instituição que define a porcentagem e tipo de bolsa, que podem variar. Pode ser de 100%, com hospedagem bancada pelo aluno, ou parciais, que podem incluir acomodação. Há a possibilidade da universidade oferecer o emprego.

Passo a passo para os programas de estudo

Os programas de estudo estão disponíveis em áreas específica do site Study in Sweden, onde são anunciadas as oportunidades. A modalidade oferece a combinação entre estudo e trabalho, onde o aluno estudará e e trabalhará em alguma empresa sueca para desenvolver seu projeto de pesquisa, recebendo salário. Há mais de 800 possibilidades de programas.