Agronegócio

Suco de laranja: Fundecitrus alerta para incidência recorde de greening

São Paulo, 20/09 – O greening está presente em 22,37% das laranjeiras no cinturão citrícola de São Paulo e no Triângulo/Sudoeste Mineiro, ou mais de 43 milhões de árvores, de acordo com levantamento anual do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus). O dado representa o quarto avanço consecutivo da doença – considerada a mais danosa da citricultura – e o maior patamar desde 2004, quando foi identificada no Brasil. A alta na comparação com o ano passado é de 7,2%.

Em pomares jovens, de até cinco anos, o aumento foi de 50%, alcançando incidência de 10,21%. Em grandes propriedades, a doença atinge 15,4% dos pomares, alta de 10%.

O gerente-geral do Fundecitrus, Juliano Ayres, afirma que é necessário agir com urgência: “Chegamos a um patamar crítico, pois o avanço do greening tem potencial de inviabilizar não só pomares comerciais de forma isolada, mas até mesmo regiões inteiras”, disse ele em comunicado. “E, considerando que o controle insuficiente em uma fazenda afeta todas as propriedades citrícolas do entorno, a situação exige a conscientização do setor e a adoção de ações rigorosas de manejo interno e externo”.

De acordo com o Fundecitrus, o ano passado registrou população recorde do psilídeo, inseto que transmite o greening, em decorrência de brotações em período atípico, estiagem e não eliminação de plantas doentes.
()



Veja também
+ Como podcasts podem ajudar na educação financeira do brasileiro
+ Mistério: mulher descobre que não é a mãe biológica de seus próprios filhos
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Veja quanto custa comer nos restaurantes dos jurados do MasterChef
+ Leilão de carros e motos tem desde Kombi a Nissan Frontier 0km