Sucesso compartilhado

Minha trajetória empresarial tem sido pautada pela combinação de elementos racionais, emocionais e espirituais. Hoje em dia, me sinto feliz em compartilhar tais experiências por meio de palestras, livros, vídeos e podcasts, com o objetivo de inspirar aqueles que estão em busca da realização pessoal através do empreendedorismo.

Acredito que o sucesso somente é sucesso quando é compartilhado. O mundo corporativo não precisa ser uma selva inóspita. Ao contrário, deve estar com suas portas abertas para novos empreendedores, novos negócios, novas propostas, novos modelos de gestão.

Com frequência sou questionado sobre o que é necessário para um negócio alcançar êxito. Não gosto de teorias complexas. Me considero uma pessoa prática e objetiva. Planejo menos e atuo mais. É o meu jeito de ser. Não significa que o contrário esteja errado. Mas o fato é que tenho definidas três características essenciais para que um negócio tenha sucesso. Acho que, se servem para as minhas empresas, podem servir para as demais.

  1. Ofereça um produto/serviço melhor do que o concorrente

Se seu produto ou serviço for igual ao que já existe no mercado, você não vai conseguir se destacar e cairá na vala comum. Para o consumidor, tanto faz escolher a sua marca ou uma outra qualquer. Não haverá nenhum ganho para quem está disposto a pagar pelo seu produto ou serviço. Portanto, busque se diferenciar. Ofereça algo melhor do que existe por aí e que proporcione uma experiência positiva às pessoas. Elas tenderão a se tornar fiéis à sua marca.

  1. Ofereça algo que faça seu cliente ganhar tempo

Nos dias atuais, o tempo se tornou algo muito escasso e valioso. Se você vai a um médico e ele o deixa esperando por horas na antessala, é capaz de ficar doente de raiva. Como fica seu humor quando está preso em um congestionamento interminável? Qual é a sensação de ir a um restaurante e a recepcionista lhe dizer que há uma fila de espera de 45 minutos? Até o seu apetite desaparece com essa resposta.

Esses exemplos mostram o quanto perder tempo é algo desagradável e irritante para o consumidor. Portanto, procure, em sua atividade comercial, formas de proporcionar ao seu cliente um importante ganho de tempo.

  1. Cobre um preço justo

Não estou dizendo que é preciso cobrar menos do que a concorrência para ganhar a preferência das pessoas. O consumidor está disposto a pagar mais desde que perceba que seu produto ou serviço vale mesmo a pena. Imagine que você precise fazer uma cirurgia. Você procuraria o médico com o menor preço da cidade ou aquele que oferece o melhor atendimento para a sua necessidade? A resposta é óbvia.

Levar experiências práticas bem-sucedidas àqueles que desejam empreender é uma missão de vida que abracei de coração. Quero que tenham sucesso, cresçam, gerem riquezas e empregos; em resumo, que contribuam para o desenvolvimento da sociedade.

Veja também

+ Carreira da Década - Veja como ingressar na carreira que faltam profissionais, mas sobram vagas
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel


Sobre o autor

Carlos Wizard Martins, 64 anos, é empresário, controlador do Grupo Sforza Holding, escritor e empreendedor social.


Mais colunas e blogs


Mais posts

Ver mais

Copyright © 2021 - Editora Três
Todos os direitos reservados.

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicaçõs Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.