Empresa russa que adquiriu lojas da rede americana anuncia reinauguração. Primeira unidade será reaberta no mesmo lugar onde McDonald's implantou sua primeira loja, ainda na era soviética. Nome ainda não foi revelado.O substituto do McDonald's na Rússia revelou seu novo logotipo dias antes da uma grande reabertura, agendada para o próximo domingo. A reabertura foi programada para coincidir com o Dia da Rússia, comemorando a independência do país, no mesmo local na Praça Pushkin, em Moscou, onde o McDonald's abriu sua primeira loja na Rússia em 1990, ainda na era soviética.

O comprador das lojas, o empresário Alexandr Govor, controlador da empresa Sistema PBO, anunciou que a cadeia se expandirá para mil unidades espalhadas por todo o país e que dentro de dois meses todos os antigos restaurantes do McDonald's serão reabertos sob novo nome.

Inicialmente, ele começa com 15 filiais em Moscou e nos arredores da capital russa.

“Mescla de Marriott e Bangladesh”

O novo logotipo representa um hambúrguer e duas batatas fritas sobre fundo verde, embora o nome da nova rede ainda não tenha sido revelado. Os críticos do novo logotipo apontaram sua semelhança com o da rede de hotéis Marriott, que opera na Rússia.

Uma pessoa descreveu a marca nas mídias sociais como uma mescla do “logotipo do hotel Marriott com a bandeira de Bangladesh”.

De acordo com o jornal russo Izvestia, a nova controladora das lojas apresentou oito potenciais nomes para a nova rede à Rospatent, agência do governo russo de registro propriedade intelectual. Segundo o jornal, os nomes avaliados incluem “Tot Samyi” (tradução de “O mesmo”) e “Svobodnaya Kassa” (“caixa registradora disponível”).

Como resultado da invasão da Ucrânia pela Rússia, o McDonald's vendeu no mês passado seus restaurantes a Govor. O grupo americano já havia decidido fechar temporariamente suas 847 lanchonetes na Rússia devido à invasão e, posteriormente, informou o encerramento de suas operações no país.

Várias corporações ocidentais saíram da Rússia como reação ao ataque sobre a Ucrânia e às subsequentes sanções ocidentais.

Presença desde a era soviética

O McDonald's iniciou suas operações em Moscou em janeiro de 1990, ainda na era soviética, e a inauguração da primeira loja na capital do país foi encarada à época como um dos símbolos da abertura do antigo império comunista para o exterior.

“Depois de mais de 30 anos de operações no país, a McDonald's Corporation anunciou que sairá do mercado russo e iniciou um processo para vender seus negócios. A crise humanitária causada pela guerra na Ucrânia e o consequente ambiente operacional imprevisível levaram o McDonald's a concluir que a propriedade continuada do negócio na Rússia não é mais sustentável, nem é consistente com os valores do McDonald's”, disse um comunicado divulgado pela rede americana em maio.

A Rússia, onde o McDonald's administrava diretamente mais de 80% dos restaurantes que usam seu nome, respondia por 9% da receita da empresa e 3% de seu lucro operacional.

Cerca de 62 mil funcionários trabalhavam nos restaurantes da rede na Rússia.

O McDonald's já tinha fechado temporariamente suas mais de 800 lojas na Rússia em março, no início da guerra de agressão do regime de Vladimir Putin contra a Ucrânia. Não foi a primeira vez que a rede tomou uma decisão do gênero. Em 2014, a empresa fechou todas as suas lojas na região ucraniana da Crimeia, após a península ser anexada ilegalmente pela Rússia.

Uma rede russa chamada RusBurger acabou assumindo os antigos pontos da rede americana na Crimeia. Com o lema “sabor da Rússia”, a rede russa passou a oferecer produtos como o “X-Burguer do Czar” e o “Czar de Frango” em vez dos tradicionais Big Macs e McChickens.

md (Reuters, ots)