O Twitter lançou um novo recurso mundialmente chamado de “Fleets”, tweets que desaparecem após 24 horas semelhante ao recurso de “stories” do Snapchat e Instagram. O recurso teve seu período de testes no Brasil, Itália, Índia e Coreia do Sul.

“Alguns de vocês nos dizem que tweetar é desconfortável porque parece tão público, tão permanente e como se houvesse muita pressão para angariar retuítes e curtidas”, escreveu o diretor de design do Twitter, Joshua Harris, em uma postagem do blog.

+ Twitter e Facebook defendem no Senado dos EUA sua imparcialidade política
+ Chefe do Twitter defende suas decisões sobre moderação da plataforma

De acordo com a companhia, o objetivo dos Fleets, já que desaparecem depois de um dia, é deixar as pessoas mais confortáveis ​​para compartilhar seus pensamentos, opiniões e sentimentos pessoais.

No entanto, para alguns usuários do Twitter ouvidos pelo The Guardian a ferramenta criou oportunidades preocupantes para assédio online, como permitir mensagens diretas indesejadas. Também permitiu que os autores dos Fleets marcassem as pessoas que os bloquearam.

O Twitter afirmou que estava ouvindo os feedback dos usuários e trabalhando em consertos para tais questões de segurança. Os Fleets podem incluir texto, fotos e vídeos e estão disponíveis na parte superior da página inicial dos usuários no Twitter.