A StoreDot, startup israelense especializada em bateria de carregamento extremamente rápido (XFC), lançou hoje (19) a sua primeira bateria que carrega em apenas cinco minutos. O objetivo da empresa é acelerar o carregamento de veículos elétricos, já que atualmente o tempo médio de carregamento é em torno de uma hora.

O primeiro lote, produzido pela fabricante chinesa EVE Energy, visa mostrar o potencial da nova bateria para o mercado e possíveis parceiros. A startup usa nanopartículas metalóides nas células do ânodo em vez do usual grafite.

+ Investidores apostam na fabricante de caminhões elétricos Rivian

Na demonstração, a empresa carregou completamente um veículo elétrico de duas rodas. Mas, a StoreDot explica que o carregamento ultrarrápido pode ser utilizado em outras indústrias, como a de drones e eletrônicos. Primeiramente, a tecnologia foi testada em celulares e, em dezembro de 2019, em scooters.

O CEO da StoreDot, Doron Myresdorf, afirmou que a tecnologia está evoluindo “pela primeira vez além da inovação no laboratório para um produto comercialmente viável e escalável para produção em massa”.

Em um comunicado, o executivo disse que esse movimento viabilizará, ainda neste ano, o lançamento de um protótipo de baterias de segunda geração. Ele espera que, se a tecnologia for implementada, ocorra uma grande redução das filas em estações de carregamento.

Confira o vídeo do teste a seguir: