Política

STF suspende repasses do orçamento secreto por 8 votos a 2

Crédito: Fellipe Sampaio/SCO/STF

Kássio Nunes Marques foi contra a suspensão do orçamento secreto, mas defendeu mais transparência e fiscalização (Crédito: Fellipe Sampaio/SCO/STF)

O Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu nesta quarta-feira (10) a votação e suspendeu imediatamente as emendas de relator (RP9), conhecidas como orçamento secreto. Os dois últimos ministros a votar foram Dias Toffoli e o presidente do tribunal, Luiz Fux, que foram favoráveis ao fim dos repasses parlamentares.

No total, o STF formou maioria por 8 votos a 2. Os ministros contrários ao encerramento dos repasses foram Gilmar Mendes e Kássio Nunes Marques, o único indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).



+ Governo e STF fazem queda de braço em torno do orçamento secreto; entenda
+ Orçamento secreto: saiba como o governo usa essas verbas “invisíveis”

Marques alegou interferência entre os Poderes na alocação de recursos, mas defendeu mais transparência e fiscalização da aplicação do dinheiro.

A ministra Rosa Weber expediu uma liminar que suspendia temporariamente o envio de verba pública a deputados federais com a denúncia do jornal Estado de São Paulo de que o governo distribuiu R$ 1,2 bilhão para aprovar a Proposta de Emenda da Constituição (PEC) dos Precatórios. Com a aprovação do plenário do STF, a decisão torna-se definitiva.

+ Confira 10 receitas para reaproveitar ou turbinar o arroz do dia a dia


O orçamento secreto, que tem o nome técnico de RP9, não permite a identificação de quem fez os pedidos de emenda parlamentar nem o destino de aplicação dos recursos públicos.

“A utilização de emendas orçamentárias como forma de cooptação de apoio político pelo Poder Executivo, além de afrontar o princípio da igualdade, na medida em que privilegia certos congressistas em detrimento de outros, põe em risco o sistema democrático mesmo”, escreveu, em seu voto, a ministra Cármen Lúcia.


Já a relatora do processo, Rosa Weber, afirma que a prática se distancia de ideais republicanos de transparência e impessoalidade, além de ser incompatível ao regime democrático.



Tópicos

Bolsonaro Bolsonaro eleições Câmara Centrão Ciro Ciro Gomes Comissão de Precatórios da Ordem dos Advogados do Brasil Como consultar precatórios pelo CPF? como votaram os deputados na PEC dos precatórios? como votou cada partido na pec dos precatórios compra de votos Congresso consultar precatório pelo cpf deputados que votaram a favor da pec dos precatórios dívidas da união dívidas judiciais Doria Eduardo Gouvêa eleições eleições 2022 eleitoreiro emendas de relator Fernando Bezerra fura teto Fux Gilmar Mendes governo GUEDES inconstitucional inflação IPCA João Paulo Linhares Rocha Josilmar Cordenonssi Cia junho lançamento lideranças lista de precatórios a serem pagos em 2020 lista de precatórios a serem pagos em 2021 marcelo ramos Marcelo Tostes Advogados mensalão ministério da cidadania auxílio emergencial telefone ministério da cidadania contestação auxílio emergencial nunes marques o que diz a pec dos precatórios O que é a PEC dos Precatórios? o que é o orçamento secreto o que é orçamento secreto o que é orçamento secreto do governo o que é precatório O que é precatório e como funciona o que muda com a PEC dos Precatórios? o que pec dos precatórios o que são os precatórios do governo O que são os precatórios? o que são precatórios? o que significa precatório? OAB orçamento impositivo orçamento secreto orçamento secreto bolsonaro orçamento secreto stf Pacheco pagamento pagamento da dívida pública pagamento de precatórios parcelamento de precatório PDT precatórios sp precatórios sp consulta pelo cpf precatórios tjsp precatórios trf3 projeto de emenda constitucional Qual a data da 6 parcela do auxílio? Qual a data da 7 parcela do auxílio emergencial? quando vou receber meu precatório? Quanto tempo demora para receber um precatório? Quem votou na pec dos precatórios reajuste de salários refis reforma do IR regramento renda cidadã reunião Rocha Rosa Weber rosa weber orçamento secreto salários servidores setor público SP STF stf ao vivo stf orçamento Stf votação superprecatório suspensão taxa Selic texto da pec dos precatórios texto da pec dos precatórios 2021 vinculação votação da pec dos precarórios votacao pec precatorios votacao stf orçamento secreto