STF rejeita 3 ações e libera Copa América no Brasil

Plenário do Supremo Tribunal Federal
Por Ricardo Brito
BRASÍLIA (Reuters) – O Supremo Tribunal Federal (STF) liberou nesta quinta-feira a realização da Copa América no Brasil após rejeitar, em julgamento no plenário virtual da corte, três ações que buscavam impedir a realização do torneio de futebol que será realizado no país mesmo em meio a um elevado número de casos e mortes por Covid-19.
Com a decisão, a competição vai começar no próximo domingo em Brasília com o jogo Brasil contra Venezuela. O presidente Jair Bolsonaro disse nesta noite saber que vai ser convidado para assistir ao jogo de abertura do torneio, mas ainda não decidiu se vai comparecer.
+ Brasil registra 2.344 mortes por covid nas últimas 24h e passa dos 480 mil óbitos
Após a realização do campeonato ter sido preterida por Colômbia e Argentina, Bolsonaro foi procurado pela cúpula da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para que o Brasil sediasse a competição, avalizando o evento esportivo a despeito das críticas.
Apesar de liberar o torneio, os ministros do Supremo destacaram em seus votos, de maneira geral, a necessidade de se cumprir medidas de segurança sanitária a fim de impedir a proliferação da Covid-19.
JULGAMENTOS
Em uma das ações, os ministros foram unânimes em rejeitar um pedido da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos para barrar o torneio.
Nesse caso, a relatora dessa ação, ministra Cármen Lúcia, justificou a recusa do processo pela “carência de atendimento aos pressupostos processuais”, como a ausência de indicação do ato do Poder Executivo a ser revogado na Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF).
Ela disse, no entanto, que a recusa da ação “não exime os agentes públicos competentes de adotarem decisões e providências sanitárias, de segurança pública e outras que deem cumprimento aos protocolos adotados no plano nacional, estadual e local e ainda daqueles que venham a ser necessários para que se completem todas as medidas para prevenir, dificultar e tratar os riscos e sequelas de transmissão, contaminação e cuidado pela Covid-19”.
Houve uma segunda ação também relatada por Cármen Lúcia, um mandado de segurança, com nove votos pela rejeição. A ministra barrou a ação que buscava impedir a adoção de atos legais ou administrativos que permitissem a realização do torneio.
Nesse caso, somente os ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes divergiram da maioria. Fachin, por exemplo, se posicionou para que se determinasse a adoção de “medidas de mitigação de risco”.
A terceira ação foi relatada pelo ministro Ricardo Lewandowski e dizia respeito a um pedido para se interromper todos os preparativos para que o Brasil sediasse a competição.
Nesse caso, houve três correntes de votos distintas –uma de Lewandowski, outra de Marco Aurélio Mello e uma terceira de Luís Roberto Barroso– discutindo aspectos para se realizar o torneio. Como nenhuma delas obteve seis votos, a ação não prosperou.
Veja também
- + Veja os 8 sintomas da Ômicron em pessoas vacinadas
- + Bruna Lombardi posta foto seminua e reflete sobre intimidade
- + 7 dicas para aumentar a restituição do seu Imposto de Renda
- + Jovem é internado na UTI após desenvolver condição pulmonar rara ao se masturbar
- + Novo RG: quanto tempo você tem para providenciar o documento
- + 10 carros com tração dianteira divertidos de guiar
- + Filha de Ana Maria Braga exibe vida simples no interior de SP
- + Chay Suede vira piada nas redes sociais com foto de ‘feijoada gourmet’
- + Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
- + Veja quais foram os carros mais roubados em SP
- + Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
Tópicos
a vacina da pfizer tem efeito colateral? de que forma as vacinas nos protegem diferença das vacinas coronavac astrazeneca e pfizer diferenças entre as vacinas covid diferencas vacinas covid eficácia das vacinas eficácia das vacinas contra covid 19 estados unidos doa vacinas para o brasil lactantes podem tomar vacina covid? melhor vacina contra covid 19 moderna vaccine ohnson e johnson vacina? pfizer doses pfizer e astrazeneca é a mesma pfizer quantas doses pfizer vacina é de qual país pfizer vacina quantas doses intervalo pode beber antes da vacina covid pode beber depois da vacina covid quais as vacinas de covid no brasil quais as vacinas para covid quais vacinas estao sendo usadas no brasil quantas doses da pfizer precisa tomar? quem amamenta pode tomar vacina covid reacoes da vacina astrazeneca reacoes vacina pfizer tomar vacina covid pode beber vacina covid dose unica moderna vacina covid pode beber vacina da pfizer quantas doses vacina janssen quantas doses vacina pfizer doses vacina pfizer intervalo entre as doses vacina pfizer quantas doses vacina pfizer quantas doses precisa tomar? vacina pfizer quantas doses tem que tomar? vacina pfizer tempo entre as doses vacinas da johnson no brasil Vacinas Salvam Vidas vacinas usadas nos eua vacuna pfizer