Steve Wozniak é aquela figura lado B que sempre dará boas histórias. Mais que isso. Quando ele afirma algo, é muito provável que o alvo esteja certo. E não é que na última semana o mestre Woz ganhou as luzes do mundo da tecnologia duas vezes seguidas. Na primeira, ao postar um vídeo defendendo o movimento Right-to-Repair, em franca oposição à Apple, empresa do qual foi cofundador, com Steve Jobs. O segundo foi ao dizer que bitcoin é um verdadeiro milagre da matemática.

O movimento Right-to-Repair (Direito ao Reparo, em tradução livre) briga para facilitar que usuários tenham acesso a peças e informações para realizar o conserto de seus próprios aparelhos e dispositivos – algo que causa calafrios na política de inúmeras empresas de tecnologia, especialmente na Apple. O Right-to-Repair cresce nos Estados Unidos, e ganha um defensor de peso quando Wozniak afirma que “não teríamos a Apple se eu não tivesse crescido em um mundo de tecnologia aberta”. Para ele, “as empresas inibem [o direito de consertar] porque isso dá a elas poder, controle sobre tudo”.

Bitcoin é um ‘milagre da tecnologia’, diz Cofundador da Apple, Steve Wozniak

Os comentários foram feitos por meio da plataforma Cameo, em que é possível contratar mensagens gravadas por celebridades. O pedido partiu de um defensor do direito de consertar chamado Louis Rossmann. “Este realmente me pegou”, disse Wozniak. “Não fui impedido de nada para construir aquele computador e mostrar ao mundo que o futuro dos computadores pessoais seria um teclado e uma tela. Tudo isso saiu do fato de ser possível consertar coisas, modificá-las e utilizá-las como quiser.”

Quatro dias depois ele foi para outro campo minado, o mundo das criptomoedas. Num evento mexicano de inovação e tecnologia chamado Jalisco Talent Land Digital, ele afirmou que o bitcoin é um “milagre da tecnologia”. Para Wozniak, “é uma fórmula matemática única”.

Woz foi um estudante precoce, mas aparentemente in disciplinado, com um dom para a matemática e interesse em eletrônica. Frequentou duas faculdades até chegar à Universidade da Califórnia, em Berkeley. Em 1971, Wozniak projetou o Blue Box, dispositivo para invadir a rede telefônica e não pagar pelas ligações, que ele e Steve Jobs começaram a vender para outros alunos. Também durante o início da década de 1970, Wozniak trabalhou em várias pequenas firmas até obter um cargo na Hewlett-Packard em 1975, época em que havia abandonado formalmente Berkeley.

Ele fazia parte do Homebrew Computer Club, um grupo na linha faça-você-mesmo do qual Jobs também fazia parte. Enquanto trabalhava na Hewlett-Packard, Wozniak projetou seu próprio microcomputador em 1976, chamando a atenção de Jobs. Nasce daí a Apple Computer. Quando a empresa abriu o capital, em 1980, seu valor de mercado ultrapassou US$ 1 bilhão, na época o aumento mais rápido, e as ações de Wozniak o tornaram um multimilionário instantâneo. Deixou efetivamente a empresa em 1985. Em 2006, publicou a autobiografia iWoz. As dez frases a seguir ajudam a entender a cabeça desse Mágico de Woz.

Dez frases creditadas ao genial e genioso Steve Wozniak:

  1. “Meu objetivo não era ganhar muito dinheiro. Era construir bons computadores”
  2. “Nunca confie em um computador que você não pode jogar pela janela”
  3. “Todas as melhores pessoas da vida parecem gostar do Linux”
  4. “Onde quer que as pessoas inteligentes trabalhem, as portas estão destrancadas”
  5. “No final, espero que haja uma pequena nota em algum lugar dizendo que eu projetei um bom computador”
  6. “Quando tenho tempo livre, coloco em dia coisas que tive de adiar por falta de tempo”
  7. “Eu tinha uma tv e uma máquina de escrever, o que me fez pensar que um computador deveria ser como uma máquina de escrever com uma tela de vídeo”
  8. “Minha vida inteira foi projetar computadores que eu nunca poderia construir”
  9. “Artistas trabalham melhor sozinhos. Trabalhe sozinho”
  10. “Tente pensar em novas maneiras de resolver os problemas antigos. Muitas vezes olhamos para algo e dizemos: ‘Eu poderia fazer melhor’. Isso é inovação”