Steve Wozniak é o icônico co-fundador da Apple, tendo criado a empresa com Steve Jobs. E depois de ter se desvinculado da marca da maçã, era frequente Woz estar envolvido em situações polêmicas e curiosas.

A mais recente é que agora Wozniak leiloou alguns rascunhos e esboços em papel do Apple II pela singela quantia de 630 mil dólares (aproximadamente 3,2 milhões de reais).

+ A Apple quer produzir seu próprio carro até 2024
+ Apple preparada para dar um “impulso” na produção de iPhones em 2021

Wozniak sempre foi uma pessoa da qual se gosta ou não se gosta assim tanto. Até porque o co-fundador da Apple, apesar de estar mais reservado, no passado a sua presença foi marcada por declarações e ações algo polêmicas. Algumas até bastante incendiárias, como por exemplo quando disse que o Android era melhor que o iPhone, ou que a Apple deveria lançar um iPhone com Android.

Para além de outras situações, agora o co-fundador está sendo notícia devido a um leilão, no mínimo, caricato.

O Apple II foi um modelo de computador fabricado pela marca da maçã no final dos anos 70. O primeiro exemplar a ser vendido, em 10 de junho de 1977, trazia um processador MOS Technology 6502, com clock de 1 MHz, 4kB de memória RAM, uma interface para cassetes de áudio e uma ROM com interpretador BASIC.

Mas agora, Steve Wozniak decidiu colocar à venda esboços e rascunhos em papel deste Apple II. Os documentos caracterizam-se por conterem as anotações iniciais do projeto Apple II e, no total, o conjunto traz 23 páginas de esboços feitos pelo co-fundador para a produção do computador.

O leilão foi realizado pela empresa de auditoria RR Auction, de onde fizeram parte outros produtos da marca. Os esboços foram então vendidos pelo impressionante valor de 630.275,50 dólares, o que corresponde a mais de 3 milhões de reais.

Juntamente com as anotações, Wozniak escreveu uma carta de autenticação no sentido de comprovar a autenticidade do material. Woz explica que “estes documentos, de cerca de 1975, são os meus esquemas do protótipo do Apple II e instruções de programação“.