Os alunos da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda, criaram uma nova “casa autossustentável sobre rodas”. O Stella Vita é o primeiro motorhome sustentado exclusivamente por energia solar. O projeto começou a ser desenvolvido em março e o primeiro protótipo já está pronto.

De acordo com Tijn Ter Horst, membro da equipe e estudante de engenharia mecânica na universidade, em entrevista ao site ArsTechnica, o veículo tem uma forma de gota aerodinâmica com vários painéis solares em seu teto.

No entanto, ele também tem uma cobertura adicional que desliza para cima quando está parado, tornando mais fácil ficar dentro de casa para cozinhar ou dormir. Os painéis também podem ser estendidos para fora para aumentar sua área de superfície em até 17,5 m².

+ Mariah Carey eleva padrão de motorhome com salão de festa e cinema

O Stella Vita pode percorrer 730 km em um dia ensolarado, supondo que nenhuma das comodidades internas seja usada. De acordo com Ter Horst, a bateria do veículo pode ser carregada completamente entre dois e três dias, embora isso dependa do tempo limpo.

O veículo é feito para passeios que incluem paradas prolongadas, mas a bateria também pode ser abastecida em estações de carregamento de veículos elétricos se estiver em um tempo nublado.

Dentro do veículo, as comodidades incluem uma cama, uma geladeira, um banheiro, um sofá e uma pequena área de cozinha, que funciona com energia solar. Os motoristas também podem carregar seus aparelhos. Ter Horst disse que o veículo é algo como uma pequena casa, fornecendo tudo que uma pessoa pode precisar.

O sistema de infoentretenimento do veículo informa os motoristas sobre o consumo de energia para que possam tomar decisões sobre o uso. Funções como um banho com água quente e carregar o celular diminuem o tempo de autonomia do veículo.

A equipe prevê que o motorhome chegue ao mercado em cinco anos, embora o protótipo não tenha sido com o objetivo de produção em massa. Para os estudantes, há tecnologia para produzir esses tipos de automóveis, mas os consumidores precisarão se interessar mais pela ideia.