Turismo

 

O Grupo Águia, dono da operadora Stella Barros, famosa por suas excursões à Disney, aposta no crescimento do turismo interno e da aviação regional. Segundo seu presidente, Paulo Castello Branco, a demanda por destinos como Foz do Iguaçu (PR) e Búzios (RJ) crescerá por conta da Copa do Mundo. “Muita gente vai procurar destinos turísticos próximos às cidades-sedes da Copa”, afirma Castello Branco. Atualmente, o turismo corporativo representa cerca de 70% do mercado. Mas, segundo o executivo, essa participação deverá cair nos próximos anos. Por esse motivo, Castello Branco acredita que as empresas aéreas deveriam apostar mais em voos regionais, especialmente para cidades no Nordeste, onde há destinos atrativos, mas que atualmente só podem ser alcançados por meio de ônibus.

 

30.jpg

 

 

 

Tecnologia


A ofensiva da Huawei 

 

A chinesa Huawei, a segunda maior fabricante mundial de equipamentos de telecomunicações, iniciou as primeiras negociações com os governos do Paraná e do Espírito Santo para a construção de uma fábrica de componentes para redes de celular. Os executivos da matriz, em Shenzhen, na China, condicionaram o investimento no País à concessão de incentivos fiscais. A Huawei, com faturamento global de US$ 32,1 bilhões, atua no Brasil há 15 anos, mas mantém apenas um centro de treinamento em Campinas e um centro de distribuição em Sorocaba, ambos no interior paulista. 

 

 

 


Termelétricas


Pecém opera em fevereiro

 

A usina termelétrica de Pecém, no Ceará, da MPX, de Eike Batista, e da portuguesa EDP, deve, enfim, entrar em operação em fevereiro. Com um investimento de R$ 3 bilhões, a usina tem capacidade de 720 megawatts. Sua inauguração, prevista para 2012, foi adiada por uma série de contratempos. A Siemens atrasou em cinco meses a entrega dos equipamentos e a construtora das obras faliu, sendo adquirida por R$ 1 pela EDP. 

 

31.jpg

 

 


Restaurantes


A expansão do sushi

 

Depois de abrir em São Paulo uma unidade do restaurante japonês americano Benihana, o Grupo Infinity, do empresário Marcel Gholmieh, estuda abrir mais sete pontos da rede no Brasil. Segundo Gholmieh, entre as capitais que deverão receber os novos restaurantes estão Rio de Janeiro, Vitória e Belo Horizonte, além de Brasília. 

 

 

 

 

Enquanto isso em Havana

 

32.jpg

 

 

 


Lingerie


Multiplicação das calcinhas

 

A HOPE, uma das principais marcas de lingerie do País, que tem como garota-propaganda a atriz Juliana Paes, vai abrir 50 novas lojas franqueadas em 2013. O foco das novas lojas é atingir as regiões Sul e Norte do País. Atualmente, a marca possui 115 lojas, das quais sete no Exterior: duas em Portugal, duas em Israel e três na Argentina.

 

33.jpg

 

 

 

Curtas

 

Quem disse que vender alface, abobrinha e tomate não dá dinheiro? Maior rede de hortifrutigranjeiros do País, a Hortifruti, com 26 lojas, fechou 2012 com faturamento de R$ 682 milhões. Para este ano, a previsão é de que as vendas cresçam 30%. 

 

A farmacêutica Blanver, que fornece antirretrovirais para o governo federal, vai investir R$ 50 milhões, até 2016, para aumentar de 10% para 15% sua fatia nas vendas mundiais de excipientes, nome dado às matérias-primas dos remédios, à exceção do princípio ativo. 

 

 

 

 

 

Colaboraram: Hugo Cilo, Luciele Velluto, Ralphe Manzoni Jr., Rodrigo Caetano e Rosenildo Gomes Ferreira