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Stefanini adquire 70% da consultoria Estatística Segura

Stefanini adquire 70% da consultoria Estatística Segura

A Stefanini Scala, braço de soluções de análise de dados do grupo Stefanini, comprou 70% da consultoria paulistana Estatística Segura, dos sócios Rogério Bernal e Rogério Rocha. A transação teve o objetivo de ampliar a atuação no segmento. Além de analisar dados e definir o que é importante, a Stefanini Scala passa a atuar em uma etapa posterior do nicho. “Nosso papel [também] é identificar se há algo fora do padrão e definir regras novas para filtrar melhor as informações”, disse Rogério Rocha.

A aquisição reforça a atuação da Stefanini em uma área cada vez mais disputada por corporações globais, como IBM, Oracle e SAP. A própria Stefanini Scala é parceira de 15 anos da IBM. Após ser adquirida há dois anos pela Stefanini, a empresa do fundador José Carlos Pires passou a atender grande parte do portfólio de software da gigante americana dentro da multinacional brasileira criada por Marco Stefanini. Na época, a Stefanini adquiriu 50% da Scala de um sócio que desejava sair da operação. E realizou uma fusão com a Vanguard, braço interno do nicho, com a empresa então comandada por Pires, que permaneceu como presidente da Stefanini Scala.

“Até agora, a Stefanini Scala trabalhava com informações que o cliente já tinha, dados já existentes. Não conseguia prever situações”, afirmou Pires. Com a Estatística Segura, será possível prever falhas na produção de uma fábrica, quando a mercadoria está a ponto de acabar no estoque ou mesmo a probabilidade de um paciente desenvolver uma infecção no hospital.

Para Pires, o Big Data está transformando as empresas, possibilitando decisões mais precisas por meio de dados estatísticos. A aquisição vai possibilitar o crescimento em mercados como, por exemplo, na indústria e no setor varejista.

Além de desenvolver soluções sobre demanda de seus clientes, a Estatística Segura possui quatro linhas de soluções: análise preditiva de clientes (aquisição de clientes, otimização de campanhas e retenção), análise preditiva operacional (gerenciamento, manutenção preventiva e maximização da produtividade), análise preditiva de fraude (monitoramento, detecção e prevenção) e forecast (previsões de demanda, estoque e vendas).