Tecnologia

Startup sueca lança veículo autônomo de entregas

Crédito: Reprodução - Facebook/Einride

Veículo autônomo elétrico sem cabine, pedais, volantes e para-brisa, começa a ser comercializado agora, com entregas previstas a partir do ano que vem (Crédito: Reprodução - Facebook/Einride)

A startup sueca Einride acaba de apresentar ao mercado sua versão de um veículo autônomo para entregas. O modelo elétrico parecido com um caminhão não tem cabine, pedais, volantes e para-brisa. Ele foi testado durante o ano passado e agora começa a ser comercializado, com entregas previstas a partir do ano que vem.

Os interessados no chamado Transporte Elétrico Autônomo (AET, na sigla em inglês) devem fazer a reserva pelo site da Einride com pagamento de uma taxa de US$ 1.500.

+ Startup Ramper abre processo seletivo para contratar 15 profissionais até o fim do ano
+ Aportes em startup puxam negócios

De acordo com informações do Blog do Caminhoneiro, os caminhões da startup não têm cabine e não precisam de interferência humana para funcionarem. Como não se encaixa no padrão atual de automação, a empresa teve que desenvolver uma tecnologia completamente nova para o veículo.



São quatro modelos disponíveis. O AET 1 possui instalações fechadas e são destinados para rotas pré-determinadas e em ambiente controlado. Já o AET 2 pode ser usado para remessas curtas em trechos que utilizem estradas.

O AET 3 é voltado para o setor rural com entregas com destinos em rotas com tráfego limitado. Por fim, o AET 4 é destinado para operações de alta velocidade nas principais estradas e rodovias.

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel