A Xpeng Heitech, uma startup de carros voadores apoiada pela fabricante de veículos elétricos Xpeng Inc, disse nesta semana que entregaria carros voadores aos clientes em 2024.

A startup, fundada em 2013, agora emprega 400 pessoas e vai expandir a força de trabalho para 700 pessoas até o final deste ano, disse o fundador da empresa, Zhao Deli, ao Congresso Mundial de Veículos de Nova Energia.

+ Força Aérea dos Estados Unidos pode usar carros voadores a partir de 2023

O Voyager X2 oferecerá espaço para dois passageiros e deve permitir uma viagem de até 600 quilômetros na estrada com uma única carga. No modo voo, o carro voador da Xpeng deve conseguir viajar por 35 minutos a uma velocidade máxima de 130 km/h.

Diferente da maioria dos projetos do tipo, o carro voador do Xpeng Heitech não está sendo desenvolvido para serviços de táxi aéreo. O modelo deverá ser usado para percursos urbanos. No futuro algumas unidades devem ser convertidas em ambulâncias e viaturas policiais para patrulhamento.

Segundo o CEO da empresa, Zhao Deli, a lataria do veículo é feita em fibra de carbono, o peso do veículo é de 560 quilos, contando as baterias. O modelo poderá levar até 200 quilos de carga útil, o que deve ser o suficiente para dois passageiros.

De acordo com Zhao Deli, algumas pesquisas de mercado fizeram com que a montadora concluísse que o preço deve girar entre 800.000 e 1,5 milhão de yuans (entre R$ 650.220 e R$ 1,22 milhão, na cotação atual).

Outras montadoras estão desenvolvendo carros voadores na China, incluindo a Geely, que está construindo uma fábrica no centro da cidade de Wuhan. A Volkswagen também está estudando o setor na China. Os reguladores chineses, no entanto, ainda implementaram regras detalhadas sobre os veículos voadores.